Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância

ADMINISTRAÇÃO

Prof. Ms. José da Silva

DESAFIO DE APRENDIZAGEM
ECONOMIA

OUTUBRO / 2011
JUNDIAÍ

ETAPA 1

Custo de oportunidade
A transferência dos fatores de produção de um bem “A” para produzir um bem “B” implica um custo de oportunidade que é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem “A” para seproduzir mais do bem “B”.
O custo de oportunidade também é chamado de custo da produção alternativa sacrificada, ou custo implícito. Para aumentar a produção de alimentos de 30 para 47,5 toneladas (passar do ponto B para o C), o custo de oportunidade em termos de máquinas é igual a 5 mil, que é a qualidade sacrificada desse bem para se produzirem mais 17,5 toneladas de alimentos.
Exemplo: Amodelagem econômica – hidrológica integrada, aplicada na bacia do Rio Pirapemas e utilizada neste trabalho, representa a bacia hidrográfica como um todo por meio de uma rede de nós .O objetivo é maximizar os benefícios econômicos para os múltiplos usuários da bacia hidrográfica do Rio Pirapemas, sujeito às restrições hidrológicas (quantidade e qualidade de água ) e institucionais ( Moraes, Sampaio,Cirilo,2008a).

Curva de possibilidade de produção
Exemplo :Custo de oportunidade: É o grau de sacrifício que se faz ao se optar pela produção de um bem em detrimento da produção alternativa de outro bem.
Custo de oportunidade ao passar da alternativa B para C> produzir mais = 2000 caminhões 3000 ton. De manteiga.
Devido à escassez de recursos, a produção total de um país tem um limitemáximo, uma produção potencial ou produto de plano emprego, quando todos os recursos disponíveis estão empregados ( todos os trabalhadores que querem trabalhar estão empregados, não há capacidade ociosa).

Produtos Inelásticos
Neste caso, mesmo que se aumentem as quantidades ofertadas e se reduzam os preços, (mantendo-se a qualidade e níveis de quantidade) a resposta na demanda mantém-sepraticamente inalterada. Ou seja, dependendo do produto pode-se duplicar a sua oferta, reduzir ou aumentar em x % o seu preço de vendas e mesmo assim o aumento ou contração da demanda se alterará em baixos índices, muitas vezes próximo de 0 (zero).
Exemplo: Sal de cozinha, remédios, etc. Ou seja, ninguém vai consumir mais sal ou tomar mais remédio só porque os preços foram reduzidos. E nem deixar decomprá-los porque o preço foi aumentado. A baixa elasticidade está presente também, geralmente, nos produtos de alta necessidade (água, arroz, açúcar, feijão, carne de “segunda” etc.).

Produtos Elásticos
Dadas às condições normais de oferta dos produtos (mantendo-se a qualidade e níveis de qualidade), e ocorrendo uma alteração no preço de vendas, há uma resposta imediata e inversa na demanda,consumo. Ou seja, ao reduzir-se “X”% no preço de venda do produto, aumenta-se “Y”% na demanda ( faturamento ) .Inversamente ao se aumentar “X”% no preço de vendas diminui-se “Y”% na demanda. Essa é a característica básica do produto “elásticos” quando os preços se alteram as pessoas tendem a aumentar ou reduzir o consumo.
Exemplo: Café, carnes nobres (picanha, filé mignon, etc.), manteiga que pode sersubstituída por margarina, carro, calçados, celular, computador, geladeira, etc.

ETAPA 2:

A teoria micro econômica tradicional (também chamada teoria ou marginalista) parte da premissa de que as empresas tem como objetivo maior a maximização de lucros, seja a curto ou a longo prazos. Define-se lucro total como a diferença entre as receitas de vendas da empresa e seus custos totais deprodução.
A empresa, desejando maximizar seus lucros, escolhera o nível de produção para o qual a diferença positiva entre RT e CT seja a maior possível - máxima.
Maximização de lucro são ações para aumentar o lucro da empresa. Estas ações englobam, principalmente, a gestão de custos, ou seja, conhecer tudo o que é gasto para formar o produto ou serviço e tratar as providências para minimizar o...
tracking img