Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituição: Universidade Federal de São João Del-Rei
Curso: Bacharelado em Administração Pública
Disciplina: Introdução a Economia
Professora: Fabrício Molica
Tutora a distância: Fernanda Sebastiana Reis
 
Tarefa: (06)


1.Existe diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico? Explique e exemplifique.

Sim, enquanto crescimento econômico está ligado ao crescimento doP I B.

(produto interno bruto), desenvolvimento econômico é a melhoria do bem estar da população.

O crescimento econômico por si só não produz igualdade e justiça social, no caso do desenvolvimento econômico a produção de riquezas tem por finalidade uma qualidade de vida melhor para toda população.

Podemos aferir o desenvolvimento econômico, por exemplo, via IDH que éo índice de desenvolvimento humano, que utiliza uma escala de 0 – 1, para se chegar ao IDH de determinado país, é levado em consideração à expectativa de vida ao nascer, educação, PIB per capita.

Quanto mais próximo de 1 melhor a qualidade de vida do país, quanto mais próximo de 0 pior a qualidade de vida, para comparação a expectativa do IDH na Noruega para 2011 é de 0,943, o TimorLeste tem IDH 0,495, ou seja um país muito rico e outro muito pobre.










2. Explique por que o milagre brasileiro da década de 1970 não conseguiu proporcionar melhoria de vida para todos os cidadãos? 


“Crescimento econômico acelerado e pobreza persistente – eis uma das características contraditórias do caso brasileiro” (Lua Nova  no.57 São Paulo 1981)

Ocrescimento econômico não atingiu aos mais pobres, pois o governo da época não instituiu uma política de distribuição de renda aos mais pobres, pois havia a necessidade de fortalecer as reservas do país, assim houve uma concentração de renda onde os pobres ficaram cada vez mais pobres.




3. A década de 1980 foi considerada como década perdida. Quais são os principais motivos que nos fazacreditar que houve uma década perdida? 

“ ““Década perdida”, caracterizada pela queda nos investimentos e no crescimento do PIB, pelo aumento do déficit publico, pelo crescimento da divida externa e interna e pela ascensão inflacionaria.” (LOURENÇO 2005 pg. 164)O forte crescimento experimentado pelo Brasil nos anos 70 foi pautado em empréstimos externos, e financiamento do consumo para as classes mais abastadas, experimentou-se um grande crescimento mas a conta ficou para ser paga depois.

Em meados dá década de 70 com a crise do petróleo, os juros subiram, a liquidez internacional diminui o que pressionou a economia do país que estavacom uma enorme Dívida Externa.

Desemprego, recessão econômica, inflação alta, arrocho salarial e aumento da dívida externa formaram um conjunto de fatores que fizeram com que o PIB brasileiro encolhe-se, fazendo com que os anos 80 fossem considerados de década perdida, onde o governo federal programava planos econômicos que não conseguiam mudar este cenário, visto que não havia umapolítica econômica séria e de austeridade fiscal, que só foi alcançada em meados de 1994.





4. Faça um levantamento sobre a origem e o desenvolvimento da industrialização brasileira.

A indústria brasileira, remota do início do século XIX, tendo sido, os hoje estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo como seu berço, e nas oficinas artesanais que eram voltados paraprodução de bens de consumo como sabão, tecidos, rapé e as pequenas fundições de ferros e outras atividades correlatas seu embrião.

Com a proibição do trafico de negros, parte do capital investido no mercado de escravos, migrou para a indústria, sendo o setor têxtil o mais beneficiado.

Dando um pulo histórico, chegamos às 1ª e a 2ª Guerras Mundiais, período de grandes avanços...
tracking img