Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Introdução

Neste trabalho vamos explicar como funciona a economia de mercado e alguns fatores que a influenciam, como formação de preços, demanda e oferta de produtos, maximização de lucros, monopólio, oligopólio e intervenções do governo na economia em geral.











































2-Fundamentos Econômicos

2.1 Custos deOportunidade
Corresponde ao valor de um determinado recurso em seu melhor uso alternativo. Representa o custo da escolha de uma alternativa em detrimento de outra capaz de proporcionar um maior beneficio, ou seja, é o custo da melhor oportunidade a que se renunciam quando se da escolha de uma alternativa.

Exemplo:
01-Sendo os seguintes dados num problema de decisão, que consiste numa escolhaentre as alternativas A e B.
Benefício proporcionado pela alternativa A = 100
Benefício proporcionado pela alternativa B=120
O custo de oportunidade de escolha da alternativa A corresponde ao benefício que seria obtido pela escolha da alternativa B(preterida), proporcionando o seguinte resultado:
* A-B = -20 escolha da alternativa ¨A¨
* B-A = 20 escolha da alternativa ¨B¨

02- Uma cafeteriaé aberta com dois funcionários, a clientela é grande, e estes não estão mais dando conta da produção, gerando um atendimento ruim, perda de clientes e conseqüentemente queda nos lucros. Diante dos fatos há uma alternativa B onde contrata-se mais funcionários proporcionando mais agilidade, melhora no atendimento, aumento da clientela, clientes satisfeitos maior lucro.
*A = 1,200 – 2,800 = 1,600(A-B = -1,600)
*B = 2,800 – 1,200 = 1,600 (B-A = 1,600)
*Com a alternativa A perda de R$ -1,600
*Com a alternativa B lucro de R$ 1,600

2.2 Curva de Possibilidade de Produção

É a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que dispõem no momento.
Deslocamento DA curva de demanda (aumentar/diminuir)
As variações sãocausadas exclusivamente por fatores extra-preços.
-Bens substitutos (Pepsi e coca-cola, skol e antártica, feijão e soja, sabão Omo e minerva, chá e café).

2.3 Produto Elástico e Ineslático

-Produto Elástico-quando uma alteração no preço faz aumentar ou diminuir mais que proporcionalmente a quantidade ofertada ou demanda do produto. Ex: carne frango peixe qualquer produto substituíveis, e porrazões obvias se o preço sobe digamos que as pessoas tende a optar por outros.
- Produto Inelástico-aquele em que o grau de sustentabilidade do consumidor a alteração do seu valor é irrisório. Ex: Combustíveis independente do preço o povo é obrigado a abastecer o carro.


3.Microeconomia

Maximização de lucro: ocorre quando a diferença (Receita Total – Custos Totais) são maximizados. O pontode máximo lucro ocorre onde a distância entre a curva de receita total e custo total é máxima.
Em termos simples, a " maximização de lucros " como o próprio nome diz, tem a ver com a possibilidade de utilizar o máximo de recursos disponíveis, e deles tirar o máximo proveito, máximo benefício.
Um exemplo prático, seria não necessariamente a venda de todos os produtos que a empresa elaborou (porcausa do stock estratégico que cada empresa deve ter, para fazer frente a possíveis necessidades futuras... encomendas, etc.) mas sim, a obtenção do proveito racional. Vender mais; ao maior preço (sem deixar de ser competitiva); com os menores custos .gastos...; se possível vender também aquilo que não faz parte da sua atividade ordinária originaria por exemplo lucros extraordinários!
O objetivo:as firmas procuram maximizar seus lucros, dado sua tecnologia, preço do trabalho, preço do capital, preço dos recursos naturais, e preço da terra. Maximizar lucro, porém, pode significar aumento da produção.

Exemplos de maximização de Lucros

1-Exemplo clássico
Coca-Cola- Quanto você estaria disposto a pagar por uma lata do refrigerante gelado em um estádio num dia de sol? E qual o valor...
tracking img