Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UCB
ACADÊMICOS: HYAGO MACHADO UC12020593 E LUÍSA MORGADO UC12017657
LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 03

INTRODUÇÃO A ECONOMIA – CURSO RELAÇÔES INTERNACIONAIS

UNIDADE II – PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
a) Questões Dissertativas

01) Sob a perspectiva econômica qual o significado das expressões: o quê produzir?; como produzir?; e para quem produzir?

R.:
(i). A sociedade deve escolher quebens e serviços serão produzidos e em que quantidades, conforme as suas necessidades.
(ii). Uma sociedade somente produzirá de acordo com a tecnologia de que dispõe, e se esforçará para buscar tecnologias mais avançadas, pois desse modo, estará aumentando sua eficiência ou produtividade.
(iii). Busca-se a obtenção da eficiência distributiva, deve-se levar em consideração quais são as maioresnecessidades e mais comuns a todos.

02) O que significa escassez econômica? Quais são os fatores que contribuem para minimizar o problema da escassez econômica?

R.:
Refere-se à realidade básica da vida de que existe apenas uma quantidade finita de recursos humanos e não-humanos que o melhor conhecimento técnico é capaz de usar na produção de apenas uma quantidade máxima e limitada de cada bem eserviço.
(i) divisão do trabalho ou organização econômica;
(ii) pesquisas tecnológicas;
(iii) aumento de produtividade;
(iv) produção em escala;
(v) racionalidade na utilização dos recursos produtivos; e
(vi) combinação ótima dos recursos.

03) O que são bens livres e bens econômicos? Dê exemplos.

R.:
Bens livres são aqueles que existem emquantidade ilimitada e podem ser obtidos com pouco ou nenhum esforço humano, ou seja, sua utilização não implica relações de ordem econômica. Bens Livres não possuem preço, isto é, tem preço zero, como o mar, a luz solar, o ar. O ar é um bem livre, pois a terra oferece ar para todas as pessoas em quantidades maiores do que as desejadas por todos os indivíduos.

Bens econômicos são relativamente escassose supõe a ocorrência de esforço humano na sua obtenção, por esse motivo, possuem preço, ou seja, preço maior que zero. Eles se classificam em Bens Materiais e Bens Imateriais (ou Serviços).

04) Qual o significado de necessidades ilimitadas? Relacione os fatores que contribuem para aumentar as necessidades ilimitadas.

R.:
As necessidades são ilimitadas porque são inerentes à própriacapacidade de renovação e criação de novos desejos de consumo por parte da sociedade.
(i) efeito demonstração – típico de países subdesenvolvidos – que significa adquirir hábitos de consumo de sociedades desenvolvidas;
(ii) propagandas e publicidades;
(iii) desenvolvimento tecnológico; e
(iv) nível cultural, significando aqui os costumes, hábitos, valores e a forma deorganização da sociedade.


05) Quanto à Curva (ou fronteira) de Possibilidades de Produção – CPP, responda:
(i) defina e faça a representação gráfica da CPP;

R.: A CPP indica as infinitas combinações possíveis de produção de dois bens. Bem B


750
700 E

600 D
450C




250 B




0 50 100 150 200 250 Bem A



(ii) utilizando-se da CPP conceitue: pleno emprego,capacidade ociosa, pleno desemprego e produção impossível;

R.:
- O pleno emprego é definido por uma situação em que os recursos disponíveis estão sendo plenamente utilizados na produção de bens e serviços, garantindo desta forma o equilíbrio econômico das atividades produtivas.
- A capacidade ociosa diz que nem todos os fatores de produção estão plenamente ocupados, ou seja, existe uma ociosidade...
tracking img