Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com a nova forma de produção - a fabril, que permitiu um aumento de produtividade, devido ao aumento de novas inovações técnicas, portanto dessa nova forma de produção marca o crescimento do sistemaeconômico capitalista.
Algo que não deve deixar de ser assinalado é a reunião de vários trabalhadores em um mesmo local, que para efetuarem uma determinada tarefa produtiva, com matérias-primas eferramentas que não lhes pertencem - o que em última análise sintetiza a fábrica -, poderia ter ocorrido em qualquer época da história se configurasse o sistema capitalista.
Para que tal ocorresse,duas pré-condições foram absolutamente necessárias: a concentração dos meios de produção (capital, terras, ferramentas, etc) nas mãos de uma única classe social - a burguesia; enquanto a classe que seviu excluída da propriedade desses meios de produção - o proletariado - viu-se obrigado a vender a única mercadoria que possuía: sua força de trabalho. Essa força de trabalho é caracterizada pelacapacidade de realizar determinadas tarefas, tanto livremente, como no mercado, a fim de garantir sua subsistência. Na verdade o capitalismo prescinde totalmente da compulsão do trabalho. Ele não opera suaextração de excedente econômico, nem se apropriando do produtor - como na escravidão -, nem do trabalho do produtor - como na economia senhorial. Portanto, o capitalismo extrai excedente dentro dopróprio processo de produção, de um produtor livre, através da diferença de valor, que esse produtor recebe pela venda da mercadoria - força de trabalho -, em relação às mercadorias que essa força detrabalho produz.
Essa forma de extração do excedente econômico, denominada mais valia, faz com que não exista relação alguma entre o valor que o produtor recebe e o valor que ele cria. Na verdade, ovalor que o produtor recebe pela venda de sua força de trabalho - denominado salário -, corresponde ao necessário para garantir apenas sua própria reprodução.
E a essa extração de excedente dentro do...
tracking img