Fotoo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÂO
 A água é a capacidade de um conjunto de processos que pode causar modificações nos materiais terrestres, transformando minerais, rochas e feições terrestres, a água pode ser encontrado em 3 estados físicos: líquido, sólido, vapor. E o vento é causado pelo movimento das massas de ar, porém é individualmente principal nas regiões áridas como nos desertos.

E o gelo é a massacontinental de limites definidos, que se movimentam pela ação da gravidade, originando-se pela acumulação de neve e sua capacitação por pressão transformando em gelo. Este trabalho tem por objetivo aprender e entender o que significa e o que pode causar a Ação Geológica da Água, do Vento e do Gelo.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1 AÇÃO GEOLOGICA DA ÁGUA
Definição da agua: A origem da primeiraágua na história da terra esta relacionada como a formação da atmosfera ou seja a de gaseificação do planeta.
Estre termo refere-se ao fenômeno de liberação de gases por um solido ou liquido quando este é aquecido ou resfriado.
A água é um Líquido incolor e inodoro composto de hidrogênio e oxigênio (H2O), sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra.
Ela age comoreguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos.
A água é a capacidade de um conjunto de processos que pode causar modificações nos materiais terrestres, transformando minerais, rochas e feições terrestres.
Quando chove sobre a superfície da terra, uma parte da água se evapora e retorna à atmosfera, outra parte correpor sobre a superfície dos continentes, constituindo as águas de escoamento superficial (rios e cursos de água).
A agua esta em constante circulação na natureza. Essa circulação continua da agua, à qual chamamos de ciclo hidrológico, é essencial para que haja vida na superfície da terra.
A agua dos oceanos, rios, lagos, vegetais e geleiras passa para atmosfera, em forma de vapor, em umprocesso denominado evapotranspiração.
As baixas temperaturas da atmosfera fazem esse vapor de agua se condensa, passando para o estado liquido, e, dessa forma, se precipitar sobre a superfície da Terra.
Entretanto, dos 119 mil km³/ano de precipitações que caem sobre os continentes, apenas 47 mil km³ não voltam para a atmosfera; permanecem nos continentes, circulando com agua doce.
Essadiferença entre a precipitação e evaporação é chamada excedente hídrico e se transforma em rios, lagos (escoamento superficial) ou em lençóis de agua subterrâneos
Ação geológica da água: Ação geológica é a capacidade de um conjunto processos causas modificações nos materiais terrestres, transformando minerais, rochas e feições terrestres.
O esculpi mento de formas de relevo dasuperfície terrestre é um tipo de ação geológica, denominada pela dinâmica externa ado planeta terra, conhecida com ação geomórfica.
A zona de ocorrência da agua subterrânea é uma região onde é iniciada a maioria das formas de relevo, pois a agua subterrânea é o principal meio das reações do intemperismo químico.
O movimento da agua subterrânea, somando ao da agua superficial, são os principais agentesgeomórficos da superfície da terra.
A ação geomórfica da agua subterrânea se traduz por vários processos de modificações da superfície terrestre e seus respectivos produtos

Erosão marinha: A erosão provocada pelas águas do mar designa-se por erosão marinha ou abrasão marinha.
As águas do mar atuam sobre os materiais do litoral (linha de costa) desgastando-os através da sua ação química esua ação mecânica.
A agua do mar reage quimicamente com alguns materiais rochosos desgastando-os.
A ação mecânica das águas faz-se sentir quando o mar atira contra a costa rochas de dimensões variáveis originando fraturas nas rochas do litoral.
A ação que o mar exerce sobre os continentes faz-se sentir aos seguintes níveis de desgaste, transporte e deposição.
A erosão...
tracking img