Economia governo jk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ELIZABETH NASCIMENTO
HELENA RODRIGUES
REDNEIA CARDOSO PONTES
SÂMEA BATISTA RODRIGUES










ECÔNOMIA BRASILEIRA NO GOVERNO GETÚLIO VARGAS E JUSCELINO KUBITSCHEK





















CASTANHAL
2013






CURSO: ADMINSTRAÇÃO


ELIZABETH NASCIMENTO
HELENA RODRIGUES
REDNEIA CARDOSO PONTES
SÂMEA BATISTA RODRIGUESPRESIDENTES: GETÚLIO VARGAS E
JUSCELINO KUBITSCHEK







Trabalho apresentado ao curso Superior de Administração da FCAT Faculdade de Castanhal avaliação da disciplina de Economia. Orientador: Prof. Esp. Rafael David Monteiro Pereira.










CASTANHAL
2013

I- INTRODUÇÃO:


O Trabalho ora apresentado com o tema “EconômiaBrasileira no Governo Vargas e Juscelino Kubitschek” tem como objetivo mostrar a importância desses dois governos para a economia Brasileira e os diferencias de cada um com os pontos positivos e negativos. Getúlio Dornelles Vargas nasceu em São Borja (RS), em 19 de abril de 1883 e faleceu em 24 de agosto de 1954.
A era Vargas, foi de 1930 com a revolução, o estado novo, o desenvolvimentoeconômico, o petróleo, direitos trabalhistas, industrialização, desenvolvimento industrial brasileiro, suicídio, são alguns assuntos que iremos abordar no decorrer desta pesquisa, juntamente citaremos a vida e obra de Juscelino Kubitschek.
Seus principais projetos e realizações são usados até nos dias de hoje como: Justiça do Trabalho (1939) criou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT),salário mínimo, direitos trabalhistas, carteira profissional, carga horaria de 48 horas semanais, férias remuneradas, Getúlio Vargas investiu muito na infraestrutura, criando companhias siderúrgicas Nacionais, como a Vale do rio Doce em 1942, hidrelétrica do Vale São Francisco em 1945.
Outro importante governo foi Juscelino Kubitschek, eleito presidente do Brasil em 1955, tendo como viceJoão Goulart (Jango). Assumiu o governo em 31 de janeiro de 1961.
No começo de seu governo, JK apresentou ao povo brasileiro o seu Plano de Metas, cujo lema era “Cinqüenta anos em cinco”. Pretendia desenvolver o país cinqüenta anos em apenas cinco de governo. O plano consistia no investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico, principalmente, infraestrutura (rodovias,hidrelétricas, aeroportos) e indústria. Mais sua principal obra foi à construção de Brasília. Outros projetos era a abertura da economia para o capital internacional, industrialização, êxodo rural.
Veremos os pontos positivos e negativos na construção de Brasília.






II - DESENVOLVIMENTO:
Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19 de Abril de 1882, na cidade de são Borja (RS)e faleceu em 24 de Agosto de 1954, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, seus mandatos foram entre os anos de 1930 a 1945 e 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado novo. Após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís, seu governo caracterizou-se pelo nacionalismo e populismo, foipromulgado a constituição de 1934. Em 1937 instala-se o Estado novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Seu governo foi centralizador e controlador. Vargas criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) uma forma de controlar e censurar as manifestações contrárias a seu governo. Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo.
Econômia e sociedade na eraVargas.
Com relação à economia, Vargas caracterizou-se por apresentar diversas medidas consideradas intervencionistas, como a adoção de politicas que buscavam estabilizar a cafeicultura, diversificar a produção agrícola e estimular o desenvolvimento industrial.
No plano social, acompanhando o aumento populacional urbano e as reivindicações do movimento operário, o período foi...
tracking img