Fisioterapia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 A IMPORTÂNCIA DO FISIOTERAPEUTA DO TRABALHO NAS ATIVIDADES DE PREVENÇÃO DAS EMPRESAS.



A fisioterapia do trabalho é uma área da fisioterapia que atua na prevenção, resgate e manutençãoda saúde do trabalhador, abordando diversos aspectos como ergonomia, biomecânica, atividade física laboral e a recuperação de queixas ou desconforto físicos. Tem como objetivo melhorar a qualidade devida do trabalhador, evitando a manifestação das queixas e patologias músculos-esqueléticos de origem ocupacional ou não, gerando aumento do bem estar, desempenho e produtividade. Compete aofisioterapeuta do trabalho avaliar, prevenir e tratar lesões decorrentes das atividades do trabalho.
A observação sobre toda a atividade profissional exige entre outros estudos o conhecimento dascondições e do ambiente de trabalho, sua tarefa a cumprir e o comportamento físico e mental do operador. A análise da atividade profissional exige uma análise de todos os sistemas envolvidos para aexecução da mesma e funciona como uma ponte para a fisioterapia, ou vice-versa, que se preocupa com a prevenção dos problemas. Esta área da engenharia (Ergonomia) faz do fisioterapeuta um especialistaem detectar os movimentos específicos durante o trabalho do profissional. Unindo a cinesiologia e a fisiologia e conhecimentos da fisioterapia à ergonomia, o fisioterapeuta atua de forma bastantesignificativa nos meios de produção do profissional, construindo uma melhor competência e trabalho na manutenção e promoção de sua saúde.

As atribuições do Fisioterapeuta do Trabalho são:a)   Prevenção do desconforto ou queixas músculo-esqueléticas nas atividades laborais;
b)   Estudo ergonômico do trabalho, junto à equipe de saúde e segurança do trabalho;
c)   Intervenções ergonômicas decorreção, conscientização ou sensibilização nas empresas;
d)   Palestras de conscientização, capacitação e treinamento preventivo de doenças ocupacionais;
e)   Orientações posturais e ergonômicas...
tracking img