Desenvolvimentismo do brasil do governo jk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimentismo no Brasil no governo JK


















Niterói, 2010












Introdução


O desenvolvimentismo no Brasil, tem toda uma história de introdução e contexto em que o mesmo se deu no País.
O desenvolvimentismo passa a serprioridade no governo JK, que busca por industrialização, obras revolucionárias, enfim, crescimento através do desenvolvimento.
É a partir deste contexto que este trabalho tem o objetivo de viabilizar a visualização do desenvolvimentismo no Brasil no período JK, o mandato de JK, as conseqüências positivas e negativas da busca ao desenvolvimento ao país, obras e mudanças que marcaram erevolucionaram a história do Brasil.









































O mandato de JK


O governo de Juscelino Kubitschek de Oliveira que compreende os anos de 1956-1960 é marcado por um fato que o irá diferir dos demais governos do “período democrático”, este fato é a estabilidade política, até mesmo ogoverno Dutra que também foi marcado pela estabilidade política, Juscelino consegue diferir, pois ao contrário deste presidente, Juscelino aproveita esta estabilidade para implantar o seu plano de metas que tem como objetivo o desenvolvimento econômico do Brasil.
Com intuito de levar a efeito seus planos JK adotou três estágios consensuais para tomar suas decisões, que é a legitimidade, ouso da ideologia desenvolvimentista e a negociação e adiamento de questões problemáticas.
Em relação a sua política industrial Juscelino estabeleceu metas concretas e uma continua verificação da efetivação de tais metas; o apelo ao capital estrangeiro para promoção do crescimento industrial; o investimento na industrialização pesada com forte participação do setor público; o protecionismoatravés do sistema cambial e das alíquotas; a articulação das metas, fazendo com que o desenvolvimento de um setor influenciasse os setores; o financiamento inflacionário; e a concentração industrial no Centro-Sul, principalmente em São Paulo.




O desenvolvimentismo e o contexto em que se deu no Brasil




Dá-se o nome de desenvolvimentismo a qualquer tipo de políticaeconômica baseada na meta de crescimento da produção industrial e da infra-estrutura, com participação ativa do Estado, como base da economia e o conseqüente aumento do consumo.
O desenvolvimentismo é uma política de resultados, e foi aplicado essencialmente em sistemas econômicos capitalistas, como no Brasil(Governo JK).
A idéia básica de JK era desenvolver o Brasil.Seuraciocínio era bem simples:”O Brasil é um país subdesenvolvido.A economia de um país subdesenvolvido baseia-se na agroexportação.Nos países desenvolvidos, o setor mais importante da economia é a indústria.Então, o que tem de ser feito para o país se tornar desenvolvido? Industrializá-lo!”
Para JK,o governo tinha de agir de modo que o Brasil deixasse de ser exportador de produtosprimários(café,algodão,minério de ferro) e se convertesse numa economia industrializada.Essa idéia econômica básica de JK era chamada de nacional –desenvolvimentista ou simplesmente de desenvolvimentista.
JK chamou seu projeto de governo de Plano de Metas.O principal objetivo era ampliar significativamente a produção industrial brasileira.Em apenas cinco anos de governo JK, o Brasil deveria deixar deser um país agroexportador e se tornar industrial.Havia até um slogan desenvolvimentista: ”Crescer 50 anos em 5”
A plataforma nacional desenvolvimentista, o Plano de metas, lançado em 1956, permitiu a abertura da economia brasileira ao capital estrangeiro.Isentou de impostos de importação as máquinas e equipamentos industriais, assim como liberou a entrada de capitais externos em...
tracking img