Perfil sensorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTRUMENTO DE PERFIL

Como Funciona a Memória.
A nossa memória funciona como se fosse um computador. É programada conforme queremos. É condicionada de acordo com o ambiente, estado físico, mental e necessidades.
A Parapsicologia, uma das ciências responsáveis pelo estudo da mente, conseguiu provar, utilizando as regressões hipnóticas, que tudo o que vivemos quando estamos em estadoconsciente, fica registrado na memória. Psicólogos em seus consultórios, conseguem regredir seus pacientes a momentos já vividos, do nascimento a atualidade, com muito sucesso. Durante o estado hipnótico os pacientes conseguem lembrar de todos detalhes vividos em qualquer época da vida.
Como essas informações ficam armazenadas? Através da comunicação da memória, realizada com os três canais de percepçãomemorial. VISUAL, AUDITIVO E SENSORIAL OU CINESTÉSICO.
Visual é o canal que registra todas as imagens surgidas a nossa frente, como fisionomias, caminhos, lugares, ambientes, etc.
Auditivo é o canal dos sons. Leva até a nossa memória todos os ruídos, barulhos e vozes.
Sensorial ou Cinestésico é o canal de percepção do Tato, Paladar e Olfato. Registra tudo o que sentimos no corpo; sensaçõesquando tocamos em alguma coisa, o gosto dos alimentos e os cheiros a nossa volta. Cada um de nós foi condicionado a se comunicar com a memória de maneira diferenciada.
Algumas pessoas, por exemplo, são mais visuais. São àquelas que possuem maior facilidade para guardar as imagens. Olham para alguém e dizem: “Eu te conheço de algum lugar, não sei de onde”. Elas guardam a fisionomia, mas não selembram do nome. Estas pessoas, normalmente, quando percorrem por um caminho novo, apenas uma vez; sem nenhuma explicação, não se perdem. Conseguem depois, de primeira, voltar àquele local. Quando chegam a casa ou no trabalho e encontram objetos desorganizados ou bagunçados, ficam logo irritadas. Elas são mais visuais.
Os auditivos são àqueles com facilidade para guardar os sons. Ouvem determinadamúsica apenas uma vez e são capazes de cantar ou até em alguns casos, de tocá-la em um instrumento musical. Muitas vezes se incomodam com qualquer ruído ou barulho. Só se concentram em ambientes silenciosos. Conseguem reter, desde que entendidos, nomes de lugares e de pessoas.
Os sensoriais são àqueles que fixam as informações com mais agilidade, através das sensações do organismo. O memorizadortáctil, precisa apalpar tudo. Quando vai às compras, se não colocar as mãos nas mercadorias, não se sente satisfeito. Diz em alguns casos, ser uma pessoa muito carente, que precisa de carinho; ser tocada com mais freqüência. Isso não quer dizer que o sensorial é carente. O seu organismo pede essa comunicação. Na parte do paladar, algumas pessoas, dependem desse aspecto para fixar informações na memória.Quando levam objetos à boca, conseguem com mais facilidade, registra-los na mente. É o caso dos famosos enólogos ou degustadores de vinhos, que são capazes, com apenas algumas gotas do liquido, dizer do que se trata e qual é a procedência do produto.
Por outro lado, o olfativo sabe distinguir com mais facilidade os cheiros. Conhece um pouco mais os perfumes. Jamais bebe num copo sem antes daruma conferida com o nariz. Alguns odores normalmente o irritam.
E existem ainda as pessoas equilibradas, com relação à comunicação com a memória, que costumam transmitir para o cérebro as informações, utilizando com freqüência os três canais de percepção memorial. Mas mesmo tendo a comunicação equilibrada, somente em alguns casos, essa memória é bastante eficiente.
O bom memorizador é àquele queconsegue trabalhar a comunicação memorial com equilíbrio, explorando ao máximo a absorção das informações; o que é perfeitamente possível, através de um condicionamento.
Quem não trabalha o equilíbrio, dificilmente vai ter uma boa memória.








CANAL SENSORIAL:
Este é um instrumento para descobrir qual é o seu canal sensorial usado com maior freqüência.
Marque as alternativas...
tracking img