Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia brasileira contemporânea - Oscar

← Linha do Tempo
[pic]

[pic]


JUSCELINO KUBITSCHEK (1956 até 1961)

• Vice do JK = João Goulart e isso fez com que os militares e o Congresso achassem que Juscelino iria fazer um governo de esquerda, tendo uma enorme oposição da marinha e da aeronáutica.

• Quem garantiu a posse de JK foi o General Lott do exército.


• Olema de JK era 50 anos em 5, ou seja, desenvolver o Brasil em 5 anos, o que outro Presidente levaria 50 anos.
• Ele montou a capital para Brasília, em 1960 foi inaugurada Brasília. O que não deixa de ser um marco porque naquela época de 56 a 60, muito dinheiro circulou no Brasil, o desemprego caiu, a economia estava bastante aquecida. Então, o Governo dele foi um governo de economiaaquecida. Ele investiu em rodovias por duas razões: 1) porque o sindicato dos ferroviários fazia uma forte oposição a ele, por isso ele não se preocupou com ferrovias; 2) o lobby (lobby=grupo de pressão) da Volkswagen para vir para o Brasil foi muito grande, a Volks fez muita pressão para que ele investisse mais em rodovias.

• O ponto positivo do Governo JK foi a vinda de multinacionais para oBrasil, a principal, a Volkswagen. E, também, que ele deu uma projeção internacional para o Brasil interessante. O Brasil era um país inexpressivo no cenário internacional, nós éramos conhecidos só pelo Pelé e pelo Carnaval. Então, ele deu uma projeção, o país começava a se modernizar, Brasília chamava atenção por causa da arquitetura, etc.

• O lado negativo do Governo JK foi o altoendividamento do país, ele declara moratória ao FMI, e isso pegou muito mal, naturalmente. A decadência do Rio de Janeiro se acentuou a partir do momento que a capital deixa de ser o Rio de Janeiro. Saques à Previdência que prejudicaram o caixa da Previdência. E aceleração do processo inflacionário.



JÂNIO QUADROS (1961)

• O governo dele iria de 1961 até 1966, mas ele governou apenas de janeirode 1961 até agosto de 1961.
• Ele era populista, formado em direito pelo Largo São Francisco, tinha tiradas rápidas.

• Seu governo começou com medidas bem estúpidas como proibição de briga de galo, mulheres de biquíni, etc...

• Muitas pessoas falam que Jânio Quadros foi o responsável pelo início da ditadura, isso porque ele renunciou num momento que em as instituiçõesbrasileiras eram muito frágeis.


• Ele também renunciou por acreditar que ao fazer isso, o povo sairia às ruas pedindo pra ele voltar e quando ele voltasse, o Congresso lhe concederia mais poderes.

• Jânio nunca soube negociar com o Congresso.

• Havia um líder chamado Carlos Lacerda, que era governador do Estado de Guanabara (RJ), que era um orador incrível, muito encrenqueiro edefensor do capitalismo. Quando Jânio começou a se aproximar de Cuba e a imprensa começou a pegar no pé dele por causa disso. Existem duas hipóteses do motivo pelo qual houve essa aproximação:


1. Ele se aproximou de Cuba para que ele tivesse mais força para negociar com os EUA, querendo dizer que se os EUA não dessem o que ele queria, ele se aproximaria e aliaria a Cuba.
2. Que quandoele assumiu o poder, ele realmente deu uma guinada para a esquerda. Que ele assumiu dando um discurso conservador, mas depois de assumir ele guinou para a esquerda. Ele começou a taxar o papel jornal, começou meio que a censurar a imprensa.

Assim, por o Congresso ser muito conservador, começou a pressionar Jânio, e a cabeça deste protesto era Carlos Lacerda.
Este foi convidado paraconversar com Jânio e ele disse que o presidente insinuou que planejava dar um golpe.
Após isso, Lacerda foi convidado ao Palácio do Planalto para uma audiência com Jânio, porém, o presidente estava com uma amante (ele tinha várias) e não atendeu Lacerda, que foi mandado para um hotel numa suíte presidencial. Por este motivo, ele se sentiu extremamente ofendido por não ter sido atendido,...
tracking img