1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECONOMIA BRASILEIRA


Ação do Estado
A crise econômica e política que se manifesta na década de 1930 abre espaço para a ascensão de uma nova proposta dedesenvolvimento, com base no fortalecimento do processo de industrialização e que encontra no Estado getulista respaldo para a transformação da proposta em um projeto nacional de desenvolvimento.
A ação do Estadona economia foi fundamental para assegurar o crescimento industrial após a década de 1930. Por meio da criação e do fortalecimento das empresas estatais e da utilização da política cambial, fiscal ecreditícia, o Estado criou as bases para a aceleração industrial. O processo, contudo, foi gradual, pois teve como base a proteção do mercado nacional, decorrente das elevadas tarifas incidentes sobreos bens importados, bem como o controle direto das importações e a administração de estrangulamentos externos, que impunha limites estreitos à capacidade de importação e, conseqüentemente, ao acessode bens de produção, como máquinas, equipamentos e matérias-primas, necessários ao crescimento e à modernização da produção industrial.
O principal problema da industrialização, até meados da décadade 1950, decorria da insuficiente capacidade de financiamento do processo, já que o país dependia da receita das exportações de bens agrícolas, em especial do café, para a cobertura das importaçõesde bens industrializados. Além disso, o capital estrangeiro, de fonte privada ou oficial, era escasso.
No governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), a entrada do capital estrangeiro, na forma deempréstimos, financiamentos e investimentos, garantiu a instalação de novas empresas, particularmente as produtoras de bens de consumo duráveis e também de máquinas e equipamentos. Os investimentospúblicos realizados permitiram a ampliação da malha rodoviária e da oferta de energia.
1990: a década das mudanças
As bases do capitalismo brasileiro começaram a mudar radicalmente desde o início da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Economia brasileira. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Economia-Brasileira/629014.html

MLA

"Economia brasileira" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Economia-Brasileira/629014.html>.

MLA 7

"Economia brasileira." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Economia-Brasileira/629014.html>.

CHICAGO

"Economia brasileira." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Economia-Brasileira/629014.html.