Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento Resumo
JACOB, Gorender. Introdução - O nascimento do Materialismo Histórico. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã.


Louis Althusser afirma que A Ideologia Alemã apresenta uma ruptura epistemológica que marca a passagem da fase pré-marxista para a fase marxista, pois é nessa obra que o materialismo histórico enquanto teoria e método é sistematizado. Contudo,Althusser não explicita as transições dessa mudança, as continuidades e a história que constituíram terreno para esta ruptura. Ao longo do texto Gorender traça o percurso da base cultural e dos pensamentos que influenciaram Marx e Engels em diferentes momentos e foram a base propulsora das mudanças e realizações na teoria marxista.
Foi durante seus estudos na Universidade de Berlim que Marx seintegrou à vida social e política, assumindo uma postura de oposição à monarquia absolutista na Prússia, influenciado pelo pai que compartilhava dos pressupostos do iluminismo francês. A filosofia idealista clássica, em particular a escola de Hegel, era a filosofia oficial da época, mas uma vez que tal doutrina exaltava o Estado como reino da Razão, era consonante com a monarquia.
Censurada pelogoverno, a oposição à monarquia fez seus ataques por meio da problematização da religião, que estava nos fundamentos do Estado. A trajetória filosófica de Marx foi inicialmente a idealista, mas como marca de todos os seus estudos, as concepções que o influenciavam eram sempre problematizadas e revestidas pela crítica característica da sua personalidade, marcadamente a crítica e a tendência à prática.Em Marx a dialética na obra hegeliana foi reformulada e sistematizada. Em sua tese de doutorado intitulada Diferença da Filosifia da Natureza em Demócrito e Epicuro, Marx disserta sobre dois autores materialistas, enquanto Hegel afirmava que uma filosofia materialista era uma impossibilidade lógica.
Marx não seguiu a carreira universitária e em 1841 começou a trabalhar na Gazeta Renanatornando-se chefe da redação. Dois anos depois a gazeta foi fechada por atritos com a censura. Passando por um curso prático de política, Marx percebeu a ação do Estado no cotidiano da sociedade e o a relação entre economia direito e política.
A princípio, assumindo seu desconhecimento de tais doutrinas, Marx se opôs as correntes socialistas vindas da França, que caracterizavam um ideal antiburguês,mas eram desprendidas de lutas econômicas e políticas das massas trabalhadoras. Em Paris Marx se aproximou de Proudhon e incorpora a ideia de que o proletariado era a classe mais explorada e consequentemente a mais revolucionária. Engels, filho de um industrial que o impediu de seguir a carreira acadêmica para que se dedicasse aos negócios da família, chegou por outros percursos ao mesmoentendimento que Marx e a afinidade de pensamento os aproximou.
Em 1841, Ludwig Feuerbach publicou A Essência do Cristianismo, obra que investia contra a monarquia por meio do ataque à religião cristã oficial e atacando também o sistema idealista hegeliano possibilitando ao pensamento filosófico desenvolver-se com base no materialismo. Para Hegel a alienação significava objetivação e enriquecimento, paraFeuerbach é o empobrecimento do homem que projeta em Deus suas melhores qualidades, submetendo-se a Deus e distanciando-se dos outros homens.
Em Fundamentos para a Filosofia do Futuro, Feuerbach desenvolveu o materialismo enquanto em forma de humanismo naturista, propondo a substituição da religião cristã pela religião da humanidade em busca de recuperar a essência alienada do homem. Tais obrasforam entusiasticamente recebidas por Marx e Engels, mas sem ortodoxia, o que lhes permitiu a reelaboração da dialética hegeliana e a integração deste princípio ao materialismo, resultando numa revolução filosófica: o materialismo dialético.
O marxismo se dá no contato com os movimentos operários, extraindo deste contato a crítica à cultura de seu tempo e expressando teoricamente os interesses...
tracking img