Segmentação dos clientes da hatco usando a analise de agrupamentos

3412 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
FACULDADE DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA
Secção de Estatística

Estatística Multivariada

Estudo de Caso
Segmentação dos Clientes da HATCO Usando a Analise de Agrupamentos

Discente: Roque Leonel Covane

Docentes: Msc. Osvaldo Loquiha Dra. Rafica Abdulrazac

Maputo, Novembro de 2012

*
Índice
I. Introdução 2 i. Objectivos 2 1. Objectivo Geral 2 2. Objectivos Específicos 2 ii. Justificativa 3
II. Material e Métodos 4 i. Material 4 ii. Métodos 5 1. Método de Ward 5 2. Distancia Euclidiana 5 3. Dendrograma 5 4. R-quadrado 6 5. Métodos não-hierarquicos: K-médias 6 6. ANOVA 6
III. Resultados e Discussão 7
IV. Conclusão 9
V. Bibliografia 10
ANEXOS 11

Introdução
Em diversas áreas de conhecimento, a necessidade de criar segmentos ou grupos de entidades/objectos tem vindo a crescer. Em biologia, por exemplo, existe a necessidade de agrupar os seres vivos de acordo com determinadas características; em marketing há a necessidade em segmentar os consumidores/clientes de acordo com, por exemplo, gostos e preferências em relação a embalagem do produto, durabilidade, e outras características de interesse para a pesquisa. Quando se tem um pequeno número de objectos e uma característica de interesse (por exemplo, cor dos olhos de indivíduos de 10 casas), a criação dos grupos é fácil; porem, a situação complica-se quando se tem uma grande quantidade de dados (observações) e/ou um grande número de características de interesse. Neste caso precisa-se de um algoritmo complexo para criar os grupos, que em estatística denomina-se análise de agrupamentos.
Neste trabalho de pesquisa, a análise agrupamentos é aplicada num caso de estudo de mercado, em que a HATCO (um fornecedor industrial) pretende segmentar os seus clientes em função das suas percepções sobre os seus produtos e avaliar como os diferentes segmentos diferem em relação ao nível de uso e satisfação.

Relacionados