Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Milagre Economico: Foi um período marcado por altas taxas de crescimento econômico, q ocorreu através de investimentos em setores diversificados e com o estímulo do governo ao ingresso de capital privado no setor produtivo, principalmente o estímulo as exportações. Os objetivos de política econômica eram em expandir de forma acelerada a economia nacional. Para alcançar os objetivos, o governoampliou os investimentos no setor de infraestrutura, principalmente pela criação de novas empresas estatais. Os recursos para viabilizar os investimentos vieram da poupança interna, dado o superávit nas contas correntes, com uma política fiscal, monetária e creditícias flexíveis, que no decorrer do período se tornou expansionista. Para conter o processo inflacionário o governo adotou o tabelamento depreços. Consequências: A inflação e a dívida externa torna-se problemas potencias; Altas taxas de crescimento da economia entre 1968 a 1973.; Taxas média de crescimento do setor privado, do comércio e dos transportes.
Plano de Ação Econômica do Governo – PAEG: Objetivos: Acelerar o ritmo de desenvolvimento econômico; Reduzir os desníveis econômicos setoriais e regionais, bens como as tensões;Assegurar, pela política de investimentos, oportunidades de emprego produtivo. Política Financeira: Política de redução do déficit de caixa governamental; tributária destinada a fortalecer a aceleração e combater a inflação. Política Econômica Internacional: Política cambial e de comércio exterior, visando a diversificação das fontes de suprimentos e ao incentivo das exportações. Política deprodutividade social: Política salarial proporcionando os benefícios do desenvolvimento econômico aos trabalhadores, mas que também permitisse a combater à inflação; política agrária, política habitacional e educacional. Essas ações visavam o combate da inflação. Para combater a restrição da Balança de Pagamento o governo estimulou as exportações, concedeu maior abertura ao ingresso de capitalestrangeiro, buscou integração com centros financeiros internacionais e incentivou a internacionalização econômica. A inflação foi resultado da inconsistência da política distributiva concentrada em 2 partes: No dispêndio governamental superior a retirada do poder de compra do setor privado, sob a forma de impostos ou empréstimos públicos; na incompatibilidade entre a propensão a consumir e a propensão ainvestir. Segundo o PAEG as causas da inflação brasileira eram as tradicionais: Os déficits públicos, a expansão do crédito às empresas e as majorações institucionais de salários em proporção superior a do aumento da produtividade. Normas do programa desinflacionário: Concentração dos déficits governamentais através do corte de despesas não prioritárias e racionalização do sistema tributária;Política de crédito as empresas controlada para impedir os excessos de inflação de procura, mas realista para adaptar-se a inflação de custos.
Plano Cruzado- Presidente: José Sarney: (Meta inflação Zero/Nova moeda: Cruzado) Medidas: Abono de 8% a todos e de 16% para o salário mínimo; Salário seriam corrigidos com base em 60% da variação acumulada do custo de vida; Preço congelados. Cruzadinho:pacote-fiscal tímido para desaquecer o consumo; Cruzado II: pacote fiscal que visava aumentar a arrecadação do governo.
Plano Bresser: Foi um programa de estabilização híbrido. Não tinha meta de inflação zero nem pretendia desindexar a economia. Pretendia promover um choque deflacionário com supressão da escala móvel salarial e através da redução do déficit público. Medidas: Salário congelados por 3meses; Preço congelado por 3 meses; Aluguéis congelados; Adoção de políticas monetária e fiscal ativas; Proibição da emissão de moeda para financiar os débitos do tesouro.
Plano Verão: Antes de implementar o Plano, o ministro da economia adotou a política “feijão com arroz”: Estabilização e redução gradual do déficit público. Medidas: Adotou uma nova moeda: Cruzado Novo; Criação da tablita...
tracking img