Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Metas JK
Caracterize, em linhas gerais, o Plano de Metas:
Em 1953 foi constituido o Grupo Misto BNDE-Cepal, que foi a base do Plano de Metas. O trabalho desse grupo foi de levantar exaustivamente os principais pontos de estrangulamento da economia brasileira, sobretudo os setores de transporte, energia e alimentação, além de identificar áreas industriais com demanda reprimida, que nãopoderia ser satisfeita com importações dada a escassez estrutural de divisas na economia brasileira. Com base nesse diagnóstico, comissões proporiam propuseram projetos e planos específicos para a superação dos pontos de estrangulamento, considerando as repercussões e necessidades criadas pela introdução de novos ramos industriais, como a indústria automobilística.
O Plano de Metas proposto porJK para o período 1956-1960 tinha um conjunto de 31 metas, incluída a meta-síntese: a construção de Brasília. Segundo Lessa, “constituiu a mais sólida decisão consciente em prol da industrialização na história econômica do país”.
Os setores de energia, transporte, siderurgia e refino de petróleo receberam a maior parte dos investimentos do governo. Subsídios e estímulos seriam concedidos para aexpansão e diversificação do setor secundário, produtor de equipamentos e insumos com alta intensidade de capital e, para a implementação do plano (especialmente nos aspectos de responsabilidade do setor privado) foram criados grupos executivos colegiados com membros dos setores público e privado, como o GEIA (da indústria automobilística) e o GEICON (da construção naval).
A política econômica doplano dava tratamento preferencial ao capital estrangeiro. Financiava os gastos públicos e privados com expansão dos meios de pagamento e do crédito, via empréstimos do BNDE, bem como por meio de avais para a tomada de empréstimos no exterior. Aumentava a participação do Estado na formação de capital, estimulando a acumulação privada. O crédito privado, constituído de empréstimos de curto prazo,voltados para o capital de giro das empresas, foi estimulado por meio de repasses do Banco do Brasil, o que gerou pressões sobre o déficit público.
Devido ao tipo de financiamento utilizado para a consecução do Plano de Metas, a inflação doméstica manteve-se em taxas elevadas durante o governo JK. Singer e Rangel chamam a atenção para o mecanismo inflacionário como forma de financiamento dasempresas, já que numa estrutura oligopolizada, as empresas têm o poder de fixar preços, não apenas se defendendo da inflação, como aumentando a participação na renda nacional (houve impacto redestributivo, pois salários aumentavam menos que preços).
2. Pode-se afirmar que a implementação do Plano de Metas foi bem sucedida? Por quê?
O Plano de Metas estimulou definitivamente o PSI, especialmente nosetor de bens de consumo duráveis, e mesmo em importantes áreas do setor de bens de capital. Assim, pode-se dizer que o Plano de Metas foi bem-sucedido naquilo que se propunha, embora já no início da década de 60 Maria da Conceição Tavares considerasse a hipótese de esgotamento do PSI, com a diminuição dos seus efeitos na dinâmica industrial brasileira.
Se a produção de bens de capital e de bensintermediários cresceu significantemente, não se chegou, porém, a completar a criação de um departamento I que possibilitasse a autonomia do processo de acumulação. O desenvolvimento do departamento I revelou-se de difícil consecução, porque o mercado brasileiro era ainda relativamente pequeno, não sustentando as escalas de produção requeridas para a fabricação de bens de alta tecnologia. Assim, asindústrias se dedicavam à produção de bens mais leves, deixando as pesadas para as importações (uma das características da nova divisão internacional do trabalho), o que implicaria numa nova dependência financeira e tecnológica com relação aos países desenvolvidos.
Essa situação se refletia em desequilíbrios no Balanço de Pagamentos do país (os saldos comerciais tornaram-se negativos a partir...
tracking img