Economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia brasileira
Para analisamos o que foi o milagre econômico do governo Lula temos que pensar nas políticas macroeconômicas já implementadas pelo governo do Fernando HenriqueCardoso. Uma das mais importantes foi a estabilidade macroeconômica gerada pelo plano real, que foi o primeiro plano de política monetária a conseguir controlar a inflação e retomar ocrescimento, embora o crescimento com inflação baixa seja um importante avanço, a expansão na era Lula apoio-se no consumo, e não no avanço tecnológico nem no investimento eminfraestrutura.
Como citado anteriormente, uma das maiores críticas que se faz a gestão da economia brasileira, está na falta de investimento em educação e desenvolvimento tecnológico. Pois paraque o Brasil se estabeleça como potência mundial é necessário o desenvolvimento industrial. No mundo cada vez mais globalizado a concorrência de produtos estrangeiros é crescente,inibindo a produção nacional de bens industrializados.
O Brasil possui uma tradição ruralista muito forte e tem investido muito em tecnologias que nos tornam cada vez mais competitivos nessemercado. Porém no mercado internacional a troca de produtos de baixo valor agregado, como as matérias primas, nos deixa em desvantagem, pois exportamos muito barato e importamosprodutos de alta tecnologia e com um alto valor agregado.
Possuímos fatores muito favoráveis para o crescimento econômico, como um forte mercado interno, abundância em recursos naturais,uma economia estável e um cenário político adequado. Por isso, agora mais do que nunca devemos aproveitar os benefícios desse cenário econômico e investir ainda mais em tecnologia eprincipalmente em educação para o Brasil crescer se desenvolver cada dia mais.



Referencia:
Livro Economia Brasileira/ Jobson Monteiro de Souza, editora Person education do Brasil
tracking img