Engenharia do produto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA DO PRODUTO: PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO



José Sombreiro da Silva Neto
Fabio Bruno
Thiago Trindade
Danilo
Etiene Chucre









RESUMO

O objetivo deste artigo é tratar do Processo de Desenvolvimento de Produtos; fala sobre o planejamento antes de lançar um novo produto, medidas e estratégias devem ser tomadas consultado o mercado que vai ser atendido.Com o crescente aumento da competitividade a redução nos custos e no tempo de ciclo de desenvolvimento, sem prejuízo à funcionalidade e à qualidade do produto, e adaptado a um modelo de cobertura por toda cadeia de suprimentos.

Palavra chave: diferenciação dos produtos, competitividade e estratégia.


















Introdução

A forte concorrência globalizada torna adiferenciação do produto um dos fatores chave do sucesso das empresas. Diversas estratégias podem ser implementadas, nomeadamente através do preço final do produto, da qualidade percepcionada e da inovação introduzida.

Para inovar é necessário dominar criativamente diversas competências no âmbito da engenharia e da tecnologia e possuir uma eficaz percepção das necessidades e requisitos do mercado.Para inovar com sucesso financeiro é necessário realizar todo o processo com uma ligeireza superior à concorrência, diminuindo o tempo para mercado. Só assim é possível colmatar os elevados custos intervenientes no desenvolvimento das competências fulcrais à engenharia do produto.

O produto mais competitivo já não é o melhor e o mais barato, mas frequentemente é aquele que atinge o mercadomais rapidamente.
O ciclo de vida de um produto descreve a evolução desse produto medida através do seu volume de vendas ao longo do tempo.

As quatro fases do ciclo e vida são o lançamento, o crescimento, a maturidade e o declínio. Ciclo de vida estendido do produto, desde a fase de pré-mercado, isto é, de concepção, desenvolvimento e industrialização, até à fase de mercado. Antes de atingir omercado esse produto já se encontra “vivo” dentro da empresa, na sua fase de desenvolvimento, a consumir recursos e a induzir custos. Tal como o mercado do produto, também o processo de produção sofre alterações e desenvolvimentos ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Três fases de desenvolvimento produto / processo:

Na fase inicial os produtos são sujeitos a constantes alterações quer emnível de mercado, quer a nível tecnológico. O processo produtivo adapta-se a baixos volumes de vendas e, para manter controlado o risco de investimento, privilegia-se a flexibilidade.

Na fase seguinte surge a competição com base no preço, mas ainda fraca e facilmente controlada. O processo produtivo torna-se mais especializado e automatizado. Surgem as ilhas de automatização.

Finalmente com amaturidade do produto intensifica-se a concorrência com base no preço. É necessário colocar ênfase na redução do custo dos fatores de produção, sem, afetar a qualidade do produto. Surge a linha de produção com a integração de todas as etapas e com a crescente especialização de equipamentos e de mão de obra. Qualquer alteração ao produto nesta fase é difícil e onerosa.

A evolução dos mercados temresultado no aumento do risco associado à própria função de desenvolvimento do produto. Risco tecnológico comporta toda a incerteza relativa ao bom desempenho funcional do produto e à sua exequibilidade, Risco de marketing reporta-se ao possível sucesso comercial do produto. Risco financeiro representa a variabilidade associada à recuperação do investimento realizado (grandes valores decrescimento).

Um novo produto pode ser introduzido e desenvolvido de acordo com três estratégias fundamentais:

• Desenvolvimento Interfuncional,
• Desenvolvimento dirigido pelo Mercado (produzo o que consigo vender): Produtos ecológicos.
• Desenvolvimento dirigido pela Tecnologia (vendo o que consigo produzir): Produtos de alta definição.

O processo de introdução e desenvolvimento...
tracking img