Engenharia do produto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
-------------------------------------------------
CÂMPUS CRAJUBA
-------------------------------------------------
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ELVIS NAZÁRIO
MARIA ROSÉLIA GOMES DOS SANTOS
RAMSÉS ALBURQUERQUE

ENGENHARIA DO PRODUTO

-------------------------------------------------


JUAZEIRO DO NORTE
2012

INTRODUÇÃO

O assunto destetrabalho é a Engenharia do produto. E o objetivo principal é descrever como especificar o produto, ou seja, como é elaborado o projeto do produto. Para tanto serão descritas as etapas do desenvolvimento do projeto do produto.
A engenharia do produto busca atuar no processo e tem um papel importante na competitividade das empresas. O objetivo é bastante claro: “Projetar - Construir – Testar –Aperfeiçoar”.

DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO

Desenvolver produtos tem se tornado um dos processos-chave para a competitividade na manufatura. Movimentos de aumento da concorrência, rápidas mudanças tecnológicas, diminuição do ciclo de vida dos produtos e maior exigência por parte dos consumidores, exigem das empresas agilidade, produtividade e alta qualidade que dependem necessariamente de suaeficiência e eficácia neste processo.
Primeiramente a empresa precisa identificar e atender as necessidades dos consumidores, a abordagem dessas questões define sua competitividade.
Uma técnica cada vez mais usada para o desenvolvimento de novos produtos é a Engenharia Simultânea, também conhecida como engenharia concorrente. Nela são incluídos valores de trabalho em equipe, tais como cooperação,confiança e compartilhamento. Esquema abaixo:

A Engenharia Simultânea reduz o período de lançamento do produto, pois as atividades são desenvolvidas simultaneamente. Nota-se também um crescimento significativo na qualidade, já que todos os envolvidos contribuíram para obtenção do projeto.
Por fim, o desenvolvimento do produto consiste no conjunto de atividades por meio das quais busca-se, a partirdas necessidades do mercado e das possibilidades e restrições tecnológicas, se chegar às especificações de projeto de um produto e de seu processo de produção, para que a manufatura seja capaz de produzi-lo.

PROJETO DO PRODUTO

O desenvolvimento do produto é uma atividade presente no dia-a-dia de muitas empresas. O sucesso de cada uma está relacionado com a capacidade de atingir e até mesmoexceder as expectativas de seus clientes. Assim, o projeto do produto passa a ter importante papel no mundo atual. Como um elemento básico, pode ser diferenciado quanto a seu custo e sua qualidade. De acordo com estudos, até 80% dos problemas relacionados a qualidade decorre do projeto do produto e não dos processos produtivos.
Para um bom projeto de produto, leva-se em consideração as seguintestécnicas:
* Facilidade de montagem – design for assembly (DFA);
* Facilidade de fabricação – design for manufacture (DFM);
* Facilidade para a desmontagem – design for disassembly (DFD);
* Adaptabilidade ao meio ambiente – design for environment (DFE).

Na DFA se procura diminuir os custos e uma melhor otimização da montagem.
Os caminhos básicos a se seguir na facilidade defabricação ou DFM é a simplificação das operações, onde se usa os processos repetitivos e bem compreendidos, sem o manuseio excessivo e o uso de ferramentas. O projeto deve conter o menor número de componentes e submontagens.
Na DFD o objetivo é facilitar a manutenção ou a recuperação com a substituição dos componentes que se desgastam.
A adaptabilidade ao meio ambiente ou DFE tem como propósitoprojetar um produto composto por materiais recicláveis, que consuma pouca energia, tanto na fabricação quanto no seu uso.

Qualidade e Análise de Valor

No projeto do produto a qualidade é uma questão importantíssima. O produto deve suportar as mais variadas e difíceis situações sem apresentar defeitos, já que para os consumidores a prova da qualidade do produto é seu desempenho quando...
tracking img