Tortura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Abordaremos a seguir um breve relato que contempla a tortura desde a origem da tortura até os tempos atuais, salientando alguns tipos de torturas e a legislação atual onde condena tais atos, bem como as possíveis penas para o infrator.

1. Origem da Tortura

A história da humanidade foi marcada por inúmeros acontecimentos onde a força bruta prevaleceu sobre a razão, onde sinaisde violência e agressão fizeram parte do nosso cotidiano através de guerras civis ou militares, ou então, antes mesmo de citarmos acontecimentos mais recentes; o que aconteceu com Jesus Cristo, e o que acontecia com os Romanos na época do Coliseu eram sem dúvida manifestações de crueldade e tortura.
A prática da tortura esta quase sempre vinculada a legislação atuante do momento e refletida porseus valores e preceitos, além do que, essa prática historicamente foi marcada para obtenção de confissões e relatos, sendo assim; no século XVII, essa prática foi usada também na disputa de território e de poder. Essa ideia de que para uma dinastia era melhor o temor do que a amor vem desde 1513 com as teorias de Nicolau Maquiavel.
Os governantes sem legitimidade e sem escrúpulos por muitasvezes no decorrer da história usaram da violência para com que o povo fosse submisso aos seus caprichos, e esse povo por sua vez, por ignorância acabavam obedecendo os governantes e as igrejas; e no caso das últimas, elas quase sempre estavam de acordo com os governantes para obtenção de benefícios.
Fazendo um breve levantamento de fontes de pesquisa, podemos constatar, que desde a idade média, eaté mesmo em nossos conflitos militares, a tortura acima de tudo está vinculada a obtenção da verdade através de confissões e declarações. Sendo assim, ela sempre estava agregada a um interesse quase sempre político, mas também, foi usada de uma forma sádica para suprir satisfações pessoais e por mérito de vingança.
Com a vinda do Iluminismo, as torturas foram abolidas de todas as constituições,porém, existem relatos históricos e concisos de que a prática perpetuou e continua sendo utilizada até os dias atuais, mesmo que de uma maneira camuflada como é no caso do Brasil.
Em nosso país, nos conflitos militares os presos políticos eram torturados, e nessas sessões de tortura, quase sempre com equipamentos sofisticados de choque e carnificina, os presos morriam. Porém, como quase tudonaquela época era mascarado, esses mesmos mortos eram dito como desaparecidos, ou então, criava-se um laudo médico forjado para dizer que na verdade aquela morte ocorreu por conta de suicídio e não de homicídio.

2. A Tortura

Diversos métodos de tortura foram desenvolvidos ao longo dos anos. Os métodos de tortura mais agressivos eram reservados àqueles que provavelmente seriam condenados à morte.Além de aparelhos mais sofisticados e de alto custo, utilizavam-se também instrumentos simples como tesouras, alicates, garras metálicas que destroçavam seios e mutilavam órgãos genitais, chicotes, instrumentos de carpintaria adaptados, ou apenas barras de ferro aquecidas. Havia ainda, instrumentos usados para simples imobilização da vítima. No caso específico da Santa Inquisição, os acusadoseram, geralmente, torturados até que admitissem ligações com Satã e práticas obscenas. Se um acusado denunciasse outras pessoas, poderia ter uma execução menos cruel.
Os inquisidores utilizavam-se de diversos recursos para extrair confissões ou "comprovar" que o acusado era feiticeiro. Segundo registros, as vítimas mulheres eram totalmente depiladas pelos torturadores que procuravam um supostosinal de Satã, que podia ser uma verruga, uma mancha na pele, mamilos excessivamente enrugados (neste caso, os mamilos representariam a prova de que a bruxa "amamentava" os demônios) etc. Mas este sinal poderia ser invisível aos olhos dos torturadores. Neste caso, o "sinal" seria uma parte insensível do corpo, ou uma parte que se ferida, não verteria sangue. Assim, os torturadores espetavam todo o...
tracking img