Sosiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
Sociologia


Introdução.

Neste trabalho, no âmbito da Sociologia pretendo dar a conhecer conhecimentos já expostos na aula, e dar uma breve apreciação sobre os problemas sociais que acontecem no nosso quotidiano. Na minha opinião, acho que deveríamos ter toda consciência dos problemas sociais que abundam no nossoespaço social, e por isso irei abordar os seguintes temas:
 Desigualdades Sociais
-Mobilidade Social
 Migração
-Fenómeno Migratório
 Pobreza e Exclusão Social
- Pobreza (Conceito)
-A pobreza em Portugal










Desenvolvimento.

DESIGUALDADES SOCIAIS



1- DEFINIÇÃO:

- Uma desigualdade social não é uma simples diferença individual. Algumas das diferenças que podemosencontrar entre os indivíduos que compõem uma sociedade são sociologicamente irrelevantes: a estatura física, alguns gostos artísticos, por exemplo, podem em nada influenciar as oportunidades de vida concretas, ou nada nos dizer sobre as posições sociais de cada um.

- Uma desigualdade social deverá resultar, sobretudo, de um grau desigual de acesso a bens, serviços ou oportunidades, cuja raizexplicativa se encontre nos próprios mecanismos da sociedade.


- Podemos definir, em síntese, uma desigualdade social como uma diferença socialmente condicionada no acesso a recursos.

2-PERSPECTIVA
ESTRUTURALISTA E PERSPECTIVA INTERACCIONISTA
Perspectiva Estruturalista:
-Numa perspectiva deste tipo, a análise das desigualdades coloca-se sob um foco predominantemente estruturalista: são asoportunidades de vida, colectivamente determinadas, que exercem uma pressão específica ( de “constrangimento social”) sobre os indivíduos, fazendo-os ocupar certos lugares no mapa das desigualdades.
-As oportunidades de vida individuais escapam, em certa medida, às nossas atitudes singulares: a existência de um conjunto de mecanismos profundos determina grande parte dos nossos sucessos oufracassos o percurso e as biografias que vamos construindo
-Assim, por exemplo, o facto de se deter maior ou menor volume de riqueza, maior ou menor prestígio ou valorização social, diferentes possibilidades de escolarização e sucesso escolar, diferentes capacidades de exercício de poder ou da cidadania, estará subordinado a mecanismos do tipo social que condicionam os destinos individuais
PerspectivaIntegracionista (ou individualista):
-A necessidade de análises individualistas ou integracionistas colocar-se-á num plano complementar: São as diferentes formas de interacção entre os indivíduos que os levam, frequentemente, a construir subjectivamente certas diferenças, e estas poderão ganhar formas objectivas.

-É a interacção concreta que leva os indivíduos a interiorizar diferenciadamenteas realidades. É ela que, no limite, revela possibilidades de saída individual para situações que o constrangimento colectivo não predeterminava.
RESUMO: A perspectiva estruturalista coloca a ênfase no facto das oportunidades de vida serem colectivamente determinadas e exercerem pressão sobre os indivíduos; a perspectiva integracionista dá relevância à interacção entre os indivíduos uma vez queesta permite construir subjectivamente diferenças

-Mobilidade Social:
Definição:
Por mobilidade social entende-se toda a passagem de um indivíduo ou de um grupo de uma posição social para outra, dentro de uma constelação de grupos e de status sociais.





Tipos de Mobilidade Social
A mobilidade social é um campo de estudo da sociologia bastante usado para a compreensão das formaspelas quais os diferentes grupos humanos diferenciam os integrantes de uma mesma cultura. De forma mais específica, a mobilidade tem a importante função de pensar as vias e possibilidades de troca, ascensão ou rebaixamento que um determinado indivíduo possui no meio em que estabelece suas relações.
Em algumas sociedades a questão da mobilidade é tida como inexistente, principalmente naqueles...
tracking img