Trabalho de unopar pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS



















Eunapolis
2012


















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOSTrabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala:Maria Conceição Dias







Eunápolis
2012

Introdução

Este trabalho é de suma importância para observação e posterior análise discursiva sobre o trabalho do pedagogo nos espaços educativos.
O objetivo geral deste trabalho é mostrar e discutir oassunto pesquisado com três professores (um do município, um do estado e um do privado). Os objetivos específicos: analisar os conhecimentos e habilidades na construção do conhecimento. Ordenar as ideias das três pedagogas pesquisadas. Identificar a metodologia, trabalho pedagógico nas escolas, identificar sugestões para a inclusão dos alunos.
A escola é um lugar para se construirvalores, construção de conhecimentos, explorar o censo crítico e pensamento lógico, promover a afetividade e autonomia do aluno. Inserindo o respeito e sociabilidade dos educandos.





























Desenvolvimento- O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos


Considerando a administração escolar insuficiência para a compreensão darealidade educacional, visa-se com este trabalho introduzir elementos para discutir a relação da gestão escolar como empresa identificada com a socialização. Evidenciada nesse resultado a relação sistema escolar brasileiro; para explicar a função da escola, o papel do professor e métodos usados.
Identifica as sociedades reacionárias como aquelas que mais enfatizam aimportância de certos valores morais, a preocupação em manter atualizado um ritual político que está intimamente relacionado com os conteúdos e os comportamentos desenvolvidos pelas escolas. E , quando se colocam em dúvida estes valores , por qualquer motivo, não há dúvida. (ZABALA.A,1998 , p.42).


Mostra a escola como uma instituição formadora de alicerces visando a sucessividade do social,naquilo que ele tem de orientações dominantes, os partidários desta concepção sustentam que a educação e mais especificamente a escola, nada mais tem a fazer do que padronizar (mesmo que seja uma instituição para o novo, mas mantém práticas antigas ditadas pela sociedade) as novas gerações e os elementos dominantes numa determinada época. Assim, a continuidade das mesmas ocorra sem mudanças ecrises. Muitas vezes o que temos, sobre determinados aspectos das ‘’nova educação’’ e ‘’novas gerações’’ reflete numa simples tendência de contribuir para o melhor ajustamento do educando aos padrões da época contemporânea.
Uma geração não se distingue pela idade e sim seu conteúdo. Isto significa que, ao atribuir o mesmo significado à idade e conteúdo os defensores daeducação como ajustamento estão admitindo que as pessoas têm determinadas expectativas e adotam certos comportamentos , conforme o grupo de idade a que pertençam.Uma geração não se exprime apenas em função de um grupo determinado, mas em razão de uma síntese que expressa toda vivência grupal. E esta vivência tende a se refletir, inclusive, na própria organização que assumem os diferentes grupos,...
tracking img