Trabalho Individual unopar pedagogia 1ºsemestre

1303 palavras 6 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Título: A arte da Pedagodia

Muriaé
2014

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Título: A arte da Pedagogia

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-filosófico, Comunicação e Linguagem e Metodologia Científica.
Profs Marcia Bastos,Berdadete Strang, Juliana Fogaça e Okçana Battini.
Tutora eletrônica: Ana Claudia Radigonda
Tutor(a) de sala: Luciene Fátima Pereira Garcia

Muriaé
2014
Introdução

A palavra pedagogia vem do grego pais, paidós que significa criança; agein que é conduzir e logos que quer dizer trabalho, ciência. Que tem como objetivo a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo, é a área do conhecimento que se ocupa da Educação.
A Pedagogia é uma prática social que atua na formação humana. Para tanto o pedagogo atua no estudo atua no estudo e na investigação das relações humanas que se estabelecem no processo educativo, pressupondo a existência da intencionalidade. Essa intencionalidade constrói e oferece aos seres humanos visões particulares de si próprios e do mundo, situando-os dentro de uma história. Ela deve tomar como objeto de estudo o fenômeno educativo em seu conjunto e assim elaborar uma síntese integradora das diferentes contribuições cientificas que correspondam a cada uma das ciências da educação. Pressupõe dar ênfase à formação consistente e integral ligados ao fenômeno educativo.
Por isso, entende-se que a Pedagogia não deve se restringir ao trabalho escolar e docente, apesar de reconhecer que todo trabalho docente é um trabalho pedagógico. Contudo, o pedagogo ultrapassa o espaço escolar, a medida em que ele perpassa todos os espaços

Relacionados

  • gestao
    8468 palavras | 34 páginas