Earned value

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VALOR AGREGADO (EARNED VALUE) – INTRODUÇÃO
A gestão de projetos engloba atividades complexas e dinâmicas e envolve múltiplas variáveis com relações não lineares. Enquanto os problemas encontrados ao longo da execução de um projeto forem tratados de maneira estática, atrasos e custos não desejados ocorrerão. Tal situação entra em contradição com equipamentos de alta tecnologia e técnicasavançadas de gestão. Para evitar estes resultados indesejáveis, enormes esforços vêm sendo realizados no planejamento e controle de projetos (LEE et al., 2005).
Earned Value (ou, conforme tradução do PMBOK, “Valor Agregado”), é uma técnica relativamente nova, pois vem dos anos 60, e tendo sido introduzida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com o objetivo de obter critérios de padrões deaceitabilidade para contratos de defesa que não analisasse isoladamente custo e prazo, mas sim a performance do projeto.
No início da década de 90, a análise de Earned Value ressurgiu no ambiente administrativo com força total, juntamente com o Gerenciamento de Projetos e, desde então, muitos estudos vêm sendo realizados a respeito desta técnica, o que indica que ela permanecerá por um bom tempo emvoga nos meios acadêmicos e profissionais (OLIVEIRA, 2003). Embora esteja enraizada dentro da área de Gerenciamento de Custos, ela sofre ou exerce influência em quase todas as áreas da gestão do projeto, uma vez que seu princípio se baseia na inter-relação entre custos, prazos e escopo. Elementos que figuram em todas as áreas de atuação do Gerente de Projetos (OLIVEIRA, 2003).
Portanto, podemosconcluir que o Earned Value é uma técnica de controle que permite avaliar, em qualquer momento, a performance de prazos, custos e escopo do projeto: comparando os prazos planejados para o cumprimento de tarefas (work schedule) com as tarefas efetivamente realizadas (Earned Value) e também dentro da perspectiva de custos planejados x custos efetivamente incorridos (ROVAI; TOLEDO, 2002).
Naliteratura encontram-se outros nomes para a técnica Earned Value, tais como Earned Value Management System (ROVAI; TOLEDO, 2002), Earned Value Management (KIM, 2000). A tradução do termo Earned Value tem sido equivocadamente escrita como “valor agregado” (OLIVEIRA, 2003; VARGAS, 2005).

VALOR AGREGADO (EARNED VALUE) – DEFINIÇÕES
Na figura que é apresentada ao final deste ítem, tem-se a curva referenteà linha de base do orçamento (BCWS) que percorre todo o período planejado do projeto, a curva dos custos reais incorridos (ACWP - actual cost of work performed) e a curva do valor que foi agregado até uma determinada data (BCWP - budget cost of work performed). Em um caso ideal, a curva de custos reais (ACWP) e a curva de earned value (BCWP) deveriam se sobrepor exatamente à curva do orçamento.Isto representaria um desempenho de custos e prazos 100% igual ao planejado para o projeto. Sabendo, entretanto, que isto é muito difícil de ocorrer na realidade, a idéia é que se considere sempre a curva do orçamento (BCWS) como uma referência e um objetivo a ser perseguido, tanto em termos de custos como de prazos.
A análise crítica sobre o progresso e desempenho do projeto é possível pelascorrelações entre os parâmetros citados, ao longo do período do projeto.
a) CV (cost variance ou variação nos custos): é a diferença entre o valor que foi fisicamente agregado (BCWP) e o custo real do projeto (ACWP), até uma determinada data. Se CV for positiva, a atividade estará com custo abaixo do valor previsto; se for negativa, a atividade terá ultrapassado o orçamento, até a referida data, ouseja: CV = BCWP – ACWP.
b) SV (schedule variance ou variação no cronograma): é a diferença, em termos de custo, entre o earned value (BCWP) e o valor planejado (BCWS). Se SV for positiva, o projeto está adiantado; se for negativa, o projeto está atrasado, ou seja: SV = BCWP – BCWS.
c) TV (time variance ou variação no tempo): é a diferença, em termos de tempo, entre o earned value...
tracking img