Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O raio atômico diferencia-se de um átomo para o outro de acordo com a sua família e período na Tabela Periódica. Com respeito a elementos pertencentes à uma mesma família, o seu raio atômico aumentade acordo com o aumento do número atômico, ou seja, de cima para baixo. Pois, neste sentido, significa que de um átomo para o outro aumentou um nível energético ou camada eletrônica, por isso o seuraio aumenta proporcionalmente.
Já no que diz respeito à elemento em um mesmo período, ou seja, na horizontal, o raio aumenta da direita para a esquerda, ou de acordo com a diminuição do númeroatômico. Isto ocorre em razão de todos possuírem o mesmo número de camadas, o que diferencia é a quantidade de elétrons nessas camadas, e quanto mais elétrons maior será a atração pelo núcleo, diminuindoassim o raio do átomo.
Ligação Iônica: Se o átomo formar um cátion, o raio atômico irá diminuir, pois perdendo um ou mais elétrons o núcleo atrairá mais intensamente os elétrons. Agora, se formar umânion, ou seja, ganhar elétrons, o raio do átomo irá aumentar, pois a carga total da eletrosfera irá ficar maior que a carga total do núcleo, diminuindo sua atração. Quanto mais elétrons ganhar, ou perder,maior será também a variação do tamanho do raio.

A Energia e a Ionização do Átomo

Outra definição: A facilidade com que você pode remover um elétron de um átomo é medida por sua energia deionização, que é definida como a energia mínima necessária para remover um elétron do átomo na fase gasosa:

Podemos expressar assim:

X + 1E.I. -----> X (positivo) + 1E-

E.I = energia deionização

Sendo esta correspondente a primeira energia da primeira ionização. A segunda energia de ionização é a energia necessária para remover um segundo elétron e seu valor é sempre maior do que aprimeira, porque o volume de um íon positivo é menor que a do átomo neutro e a força eletrostática é maior no íon positivo do que no átomo, uma vez que mantém a mesma carga nuclear:

X (positivo) +...
tracking img