Sistema de Produção Empurrada e Puxada, uma resenhar

1035 palavras 5 páginas
Pequena Introdução à Análise de Valor Agregado – EVA
AUTOR: GUILHERME SILVA
Publicado em janeiro 1st, 2008

A análise de valor agregado em projetos é uma ferramenta cujo uso em gerenciamento de projetos tem se difundido de forma muito veloz. O PMI ( www.pmi.org ) possui uma publicação chamada “practice standard for earned value management”, que inclui, além da análise, um guia de uso da ferramenta de maneira mais efetiva. Este padrão pode ser baixado pelo site do PMI por seus membros.
O termo EVA, na significação deste artigo (Earned Value Analysis) esté em desuso. O
PMI substituiu todas as referências por EVM (Earned Value Management), pois EVA pode ser confundido com EVA®,

referência a Economic Value-added, uma

metodologia patenteada pela consultoria Stern Stuart.
O gerenciamento do valor agregado consiste em medir a performance pela comparação do custo do projeto com seu valor agregado. De forma resumida, significa analisar três curvas de desempenho. Uma curva, representa o valor planejado ao longo do tempo, outra representa o valor realmente gerado até o momento e a terceira curva representa o valor do custo do projeto. No exemplo abaixo, é mostrado um projeto de R$ 50.000,00, atrasado e acima do custo previsto:

Gráfico 1: COTA x COTR x CRTR
1.1

Principais

Informações

para

cálculo

do

Valor

Agregado:

1.1.1 COTA (PV)
Custo Orçado do Trabalho Agendado ou PV – Planned Value: É o custo planejado do projeto na sua linha de base, via de regra, o custo usado para o cotação do projeto. No
Gráfico 1.1, está representado como a linha preta.
1.1.2 COTR (EV)
Custo Orçado do Trabalho Realizado ou EV – Earned Value: É o custo planejado do projeto para o trabalho realizado até o momento. No Gráfico 1.1, está representado como a linha azul. Como o valor atual da linha azul está abaixo da linha preta, o projeto está atrasado.
O COTR (EV) é o valor dos serviços realmente executados baseados nos preços orçados ou seja ,

Relacionados