Duplicatas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, com a modernização, tudo tem necessidade de ser readaptável, não é diferente com os documentos.
Quando se tratava da parte burocrática logo pensamos em pilhas de papeis, ocupando espaço e atrapalhando, agora não é mais necessário que seja sempre assim. Com essa modernização, alguns documentos ganharam a facilidade de serememitidos virtualmente, ficando somente em computadores, gerando a facilidade e a economia de tempo e espaço, tendo a mesma validade que os documentos com emissão em papel, os documentos que mais utilizam esse método são as Duplicatas e Títulos de Crédito genuinamente brasileiro.
Os títulos de crédito são muito importantes para a circulação de riquezas e desenvolvimento econômico de um país.A Duplicata é um documento de crédito pecuniar criada no Brasil.
Com tudo abordaremos como os avanços tecnológicos modificaram os métodos de utilização das duplicatas e os demais títulos de crédito, sem que percam sua validade e sua finalidade que é a circulação de crédito.
Pretendemos mostrar que a duplicada virtual, é um título de crédito que possui legitimidade podendo ser utilizadossem nenhum prejuízo financeiro.

Capítulo I

Fundamentos do Direito Cambiário

O Título de Crédito é um documento que prova a existência de uma relação jurídica. Alguns requisitos diferenciam dos demais documentos, ele representa um direito que se materializa em documento.
Podemos entender como se o devedor ao emitir o título, assumisse uma divida impessoal e ficasse esperandoalguém lhe apresentar para poder paga-la. O título de crédito seria, portanto, um documento ser credor definido.
Título de Crédito sob ponto de vista da ciência econômica:
“ Títulos de Crédito são títulos especiais, representativos de direitos creditórios e transmissíveis de uma pessoa para outra mediante uma declaração de transferência”J. Petrelli Gastaldi

Do Crédito
O crédito é uma espécie de troca: um aceita ceder um bem, para que o outro pague no futuro, é um negócio que tem por base a confiança, uma parte crê na outra, daí a origem da palavra “ crédito”.
Sua função é aquecer a economia, injetando antecipadamente dinheiro no mercado.
Com o crédito há um aceleramento das trocas,influenciando nos preços e suas variações.
Pode se trabalhar com crédito sem ter um documento, sendo ele tratado verbalmente, porém sem nenhum título negociável que garanta suas obrigações, essa pratica diminuiria, assim desacelerando o mercado.
Portanto, para que haja uma maior credibilidade entre as partes envolvidas, é imprescindível que essa relação de crédito seja documentada.
PrincípiosOrientadores dos Títulos de Crédito;

Tem por princípios fundamentais a:
* Cartularidade
* Literalidade
* Autonomia

E requisitos extraordinários:
* Abstração
* Inoponilibilidade

Cartularidade
O credor só tem direitos de receber os valores descritos no título se estiver em posse o documento original, não são permitidas cópias, pois só é considerado credor quemdetém esses documentos.
O título se materializa através de uma cártula, isto é, no papel.
Não existe direito sem titulo.
Literalidade
O direito no titulo é literal, isto é, tudo que estiver descrito no título terá valor e será seguido literalmente, não tendo valor documentos anexo ainda que seja considerado válido.
Todos os direitos devem ser especificados na cártula, senão não terávalor cambial, só jurídico civil. Tal declaração tem valor como “manifestação de vontade”
O que não estiver descrito no título não tem valor.
O credor só pode pleitear o que está descrito no título, podendo exigir tudo que lá estiver mencionado.
O devedor tem a garantia de que não é obrigada a fazer o que lá não estiver descrito.
Autonomia
O descontador do título não precisa...
tracking img