Empresa familiares e seus conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empresas Familiar e seus conflitos Clássicos como lidar com eles?



Dentro das Empresas familiares conflitos são comuns por conta dos interesses divergentes dos membros.O lado emocional falamais alto e as consequências podem abalar a estrutura da empresa e da família.

Mas da metade das empresas familiares fecham suas portas em decorrência de conflitos, um dado preocupante quando sesabe que a maioria das empresas brasileiras e mundiais é de origem familiar.

Acabar com conflitos dentro desse segmento é algo impossível, pois por se tratar de uma empresa familiar, o ego semprefala mais alto dentre os membros da familiar. Cabe ao fundador, saber dividir os papéis de cada um, evitando expor assuntos particulares diante de todos, para que não haja intriga entre os herdeiros epossíveis sucessores.

O outro grande desafio que o fundador enfrentará é a sucessão e consequentemente a melhor maneira de passar para a próxima geração todo o valor que ele construiu em seunegócio. Vale ressaltar que esse processo deve ser feito de forma voluntária, avaliando a capacidade de seu sucessor que irá vir assumir seu empreendimento, de forma que ele se empenhe e tenha totalresponsabilidade, sem deixar de lado a credibilidade de sua empresa e a cultura que nela foi implantada.

Muito sem se falado da nova geração que nasceu no auge dos avanços tecnológicos, conhecida comogeração Y. Essa geração adia a construção de valores relacionados ao âmbito familiar, como o casamento e filhos, em prol da busca incessante do crescimento intelectual, visando à independência pessoale profissional. Esses jovens repudiam o tradicionalismo e a imposição e querem seguir a sua própria carreira.

Mediante essa nova geração de herdeiro o fundador se vê em um dilema que pode custar àsobrevivência do sonho da perpetuação, sendo assim é importante que exita um diálogo transparente sobre a perspectiva de ambos, se o sucessor estiver disposto a tomar frente do negócio, sua...
tracking img