Empresas familiares brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
estudo das empresas familiares brasileiras

INTRODUÇÃO
A empresa familiar brasileira tem grande representação na economia do país, o seu modo de gestão, processos, costumes e políticas são relativamente particulares, mas o que caracteriza uma organização desta forma é a sucessão de poder a partir das gerações (herdeiros), o que pode mudar totalmente o cenário da empresa devido aos interessespessoais, e a governança corporativa surge neste meio com mecanismos cuja finalidade é reduzir possíveis conflitos de interesses, obter maior controle das finanças além de fortalecer e expandir a organização.
Governança Corporativa trata-se de um tema muito importante, mas relativamente recente, porém, vem ganhando espaço e tornando-se foco de discussões em diversos setores da economia, ambientesde mercado, empresarial e no meio em geral.
Apontada como um novo modelo de gestão por usar a transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, criando um diferencial competitivo no mercado para seus proprietários (acionistas majoritários, minoritários e cotistas), seus agentes (executivos), stakeholders (empregados, credores e clientes) e sociedade.
Através de estudosaqui demonstrados buscou-se evidenciar as principais características e fatores pertinentes a gestão familiar, Corporativa e os aspectos que abrangem a transição.

CAPÍTULO I
1. EMPRESA FAMILIAR
Neste capítulo aborda-se o que é uma empresa familiar, sua origem, importância, vantagens, problemas e suas características. Entende-se ao analisar o conceito de vários autores a evolução dopensamento teórico pelos mesmos apresentados a seguir.
“É considerada uma empresa familiar quando está perfeitamente identificada com uma família pelo menos há duas gerações e quando essa ligação resulta numa influência recíproca na política da firma e nos interesses e objetivos da família.” (DONNELLEY, 1976, p. 4).
“Empresa Familiar caracteriza-se pela sucessão de poder decisório de maneirahereditária a partir de uma ou mais famílias.” (OLIVEIRA, 1999, p.18)
“Considera-se uma Empresa Familiar quando um ou mais dos fundamentos a seguir podem ser identificados numa organização ou grupo de empresas:
a) o controle acionário pertence a uma família e/ou a seus herdeiros;
b) os laços familiares determinam a sucessão no poder;
c) os parentes se encontram em posições estratégicas como na diretoriaou no conselho de administração;
d) as crenças e os valores da organização identificam-se com os da família;
e) os atos dos membros da família repercutem na empresa, não importando se nela atuam;
f) ausência de liberdade total ou parcial de vender suas participações / quotas acumuladas ou herdadas na empresa.” (BORNHOLDT, 2005, p. 34)
Donnelley (1976), Oliveira (1999) e Bornholdt (2005),concluem que Empresa Familiar, têm sua origem nas famílias que unidas administra, direciona e controlam todas as ações empresariais, desenvolvendo sua cultura, identidade e características próprias, transmitidas de geração em geração.
Os laços que unem pessoas dessa organização não necessariamente são sanguíneos. Pode sim ser constituída independente de vínculo familiar. Além dos familiares eherdeiros influenciarem diretamente nas tomadas de decisões e atuarem em cargos gerenciais.
1.1. História e características da empresa familiar brasileira
Oliveira (1999), Bornholdt (2005) afirmam que as empresas familiares surgiram no Brasil com as capitanias hereditárias, onde as terras já desbravadas podiam ser transferidas, por herança, aos herdeiros, no inicio do século XIV, logo após o Brasilser descoberto por Portugal.
Anos mais tarde, houve o incremento de empresas familiares, resultantes de vários movimentos imigratórios, tais como o italiano, o japonês, o alemão etc. Estas mesmas companhias familiares iniciaram um processo contínuo de empreendimentos, os quais incentivaram o início de vários outros empreendimentos necessários, tais como construção de estradas, centros de...
tracking img