A saga da empresa familiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A SAGA DA EMPRESA FAMILIAR
Nandara Beatriz
Sérgio Araujo
Jéssica Pinheiro
Carla Lisboa
Rafael Guimarães
Orientador: Dr. Carlos Silveira

Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar ao leitor um estudo acerca da Empresa familiar. Sua definição, origem, evolução e características revelam a sua importância em relação ao mundo moderno. A empresa familiar faz parte da história brasileira,pertencendo ao seu cenário. Atualmente, esta entidade vem se tornando motivo de preocupação para os administradores. Uma série de problemas que abatem as famílias tem levado grande parte das empresas ao fracasso. A gestão e a sucessão consistem nos maiores desafios a serem superados. No entanto, constata-se que as organizações familiares estão tentando driblar estes obstáculos e profissionalizar.Assim, procurar-se-á no decorrer deste artigo, oferecer ao leitor informações suficientes para conhecer e entender as empresas familiares.

Palavras-Chave: Família, empresa, sociedade, sucessão, sobrevivência e profissionalização.

Abstract

The objective of this article is to present to the reader a study concerning
The family Company. Its definition, origin, evolution and characteristicsreveal its
Importance in relation to the modern world. The family company is part of the
Brazilian history, belonging to its scenery. Now, this entity comes if turning concern
reason for the administrators. A series of problems that you/they abate the families
has been taking great part of the companies to the failure. The administration and the succession consist of the largest challenges theybe she overcome. However, it I verified that the family organizations plows trying to dribble these obstacles and
profissionalizar. Thus, it will be sought in elapsing of this article, to offer to the reader enough information to know and to understand the family companies.

Key–Words: Family, company, society, succession, survival and professionalization.

Introdução
Com as perspectivas deativação da vida econômica do país através de estímulos ao mercado interno e as fortes tendências para a abertura do capital, deverão se apresentar novas oportunidades e desafios para a empresa familiar brasileira. Um desses desafios está no processo sucessório, que requer uma atenção específica envolvendo aspectos emocionais e afetivos, tendo relação direta com a sobrevivência e expansão dopróprio negócio. A empresa familiar, seja ela, grande, média, pequena ou micro, desempenha um papel significativo no desenvolvimento econômico, social e até político de vários países, e o Brasil está inserido neste contexto. Por mais que seja uma empresa familiar, a mesma não pode ser denominada como uma empresa sem organização e não profissional. Souza (2006, p. 39) avalia que muitas pessoasinfelizmente pensam desta maneira. O que caracteriza este estilo de empresa não é o seu grau de profissionalização, mas sim, sobretudo, a existência de uma ou mais famílias controladoras influenciem criando as diretrizes desse empreendimento empresarial e impactando, decisivamente no processo sucessório. Confundir uma empresa familiar, segundo Souza (2006), não é apenas uma pequena empresa, esta possuipeculariedades e dilemas que podem apressar sua derrocada no mercado como pode ser visto a seguir quando será falado sobre o crescimento e desenvolvimento das mesmas e, sobretudo o processo de sucessão enfrentado por estas. As teorias administrativas sofreram mudanças drásticas nos últimos anos permitindo um efeito de superação na gestão profissional. A interferência das novas formas de gestão permitea adaptação e combinação de estratégias na construção de cenários.
Conceito de Empresa Familiar
“A Empresa Familiar é aquela que é controlada por uma ou mais famílias. Se baseia na ideia de propriedade, que é o que permite decidir os destinos do negócio”. (Manzano e Ayala, 2002).
Segundo João Bosco, o conceito só cabe a partir da segunda geração do fundador.
São empreendimentos gerenciados...
tracking img