Doc,docx,pdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância


Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos
Atividade Prática Supervisionada
Professor à distância:

São Luis/MA
2011

Katiana Martins Rocha RA: 335990
Douglas
Nelma
Sila

Atividade Prática Supervisionada
Gestão de Pessoas

Atividade Prática Supervisionada:Desenvolvimento de habilidades e competências na gestão estratégica de recursos humanos apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Gestão de Pessoas para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

1.INTRODUÇÃO
O Recrutamento e Seleção de Pessoal é um instrumento de extrema importância para umaorganização. Quando bem administrado, este processo traz benefícios tanto para o empregador quanto para o candidato a ser admitido.
Segundo Chiavenato (2004) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
O mesmo autor diz que a seleção de recursos humanos pode ser definida como aescolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, ente os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal.
O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos das organizações.Consiste na pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer áorganização um número suficiente de pessoas necessárias á consecução dos seus objetivos imediatos de atrair candidatos,dentre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização(CHIAVENATO,2006,p.166)
Para Marras (2000), agregar pessoas é atividade fundamental da estratégia de toda organização que procura aplicar o recrutamento e a seleção como parte de um mesmo processo: a provisãode recursos humanos.
Chiavenato (2006) considera que as pessoas e seus conhecimentos e habilidades mentais passam a ser a principal base da nova organização. A antiga Administração de Recursos Humanos (RH) cedeu lugar a uma nova abordagem: Gestão de Pessoas. Nessa nova concepção, as pessoas deixam de ser simples recursos (humanos) organizacionais para serem abordadas como seres dotados deinteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, destrezas, aspirações e percepções singulares. São os novos parceiros da organização.

Importância do Recrutamento e Seleção

1. RECRUTAMENTO REQUER UM CUIDADOSO PLANEJAMENTO, QUE CONSTITUI UMA SEQÜÊNCIA DE TRÊS FASES, A SABER:
1) O que a organização precisa em termos de pessoas
2) O que o mercado de RH pode oferecer.
3) Quais as técnicas derecrutamento aplicar.
2..ETAPAS DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO:
1)Pesquisa internadas necessidades.
2) Pesquisa externa do mercado.
3)Definição das técnicas de recrutamento a utilizar.
3. PLANEJAMENTO DE PESSOAL
Chiavenato(2006)diz que o planejamento de pessoal é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessáriospara atingir os objetivos organizacionais, em determinado período detempo.Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização da ação organizacional futura.
O planejamento de pessoal nem sempre é responsabilidade do órgão de pessoal da organização.
4. PROCESSO DE RECRUTAMENTO
O recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização.Em muitas organizações, o inicio do processo depende de decisão dalinha.O órgão de recrutamento não tem qualquer autoridade de efetuar qualquer atividade de recrutamento sem a devida tomada de decisão por parte do órgão que possui a vaga a ser preenchida.
Para (Silva, 2005) para teruma política da gestão por competências inserida na empresa é necessário que todos as vertentes que envolvem os profissionais sejam geridas pelas competências relativas à empresa e a...
tracking img