Jogos em matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................................4

1. Desenvolvimento dos conceitos matemáticos através do jogo................................................................................................................5

2.1. O jogo na perspectiva da resolução de problemas............................5

2.2. O jogo como instrumento da aprendizagem........................................6

2. As habilidades que os jogos matemáticos desenvolvem nos educandos....................................................................................................7

3. O papel do educador no ensino da matemática através de jogos..........8

4.Conclusão.....................................................................................................9

Referencias Bibliográficas...........................................................................10

Introdução:

Abordaremos em nosso trabalho jogos educativos tentando estabelecer
critérios levando em consideração os objetivos da aula e do conteúdo
a ser trabalhado pelo professor, quais habilidades eprocedimentos o professor deseja mobilizar com a turma, onde temos, em nossas mãos, alunos ativos, inquietos e participantes. É preciso que haja mudanças na preparação desses alunos para a vida e não apenas para o mero acúmulo de informações, principalmente quando se trata do ensino da matemática em si.
O jogo é reconhecido como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador,planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades e auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, isto é, no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização dedados e a aplicação dos fatos e dos princípios a novas situações que, por sua vez, acontecem quando jogamos, quando obedecemos a regras, quando vivenciamos conflitos numa competição, etc.
No contexto de ensino e aprendizagem, o objetivo do professor no trabalho com jogos deve valorizar seu papel pedagógico, ou seja, o desencadeamento de um trabalho de exploração e/ou aplicação de conceitosmatemáticos.
No campo social, os jogos permitem que o grupo se estruture que as crianças estabelecendo relações de trocas, onde aprendam a esperar sua vez, acostumando a lidar com regras, conscientizando-se que podem ganhar ou perder. São métodos de ensino que estimulam as habilidades nos processos de construção do conhecimento.
  O lúdico possibilita o estudo da relação da criança com omundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade.

1. Desenvolvimento dos conceitos matemáticos através do jogo.

1.1. O jogo na perspectiva da resolução de problemas.

Ao logo do tempo os professores procuram diversas estratégias e alternativas metodológicas, com o uso dos jogos como um das soluções na eliminação do fracassoescolar em particular no ensino da matemática. Os profissionais que atuam nas escolas viu a necessidade de investigar novas praticas que apontem soluções para facilitar a compreensão dos conteúdos, um dos caminhos para a superação desse fracasso escolar é a utilização dos jogos.
Durante muito tempo o ensino da Matemática foi caracterizado por tarefas amparadas na repetição, memorização de tabuadas ede outras fórmulas, sendo o mais importante a transmissão do conteúdo pelo professor. Ao aluno cabia receber a informação e passar para o papel, posteriormente memorizá-la e repeti-la quando preciso. Dessa forma, o aluno passou a treinar para que pudesse obter êxito nas avaliações. A Educação Matemática tem apontado outros mecanismos para serem utilizados em sala, melhorando a forma...
tracking img