Doc, docx, pdf, wps, rtf, odt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A AmBev oferece hoje um portfólio de marcas fortes, com produtosdiversos, constantemente renovados para expandir seus mercados e público-alvo. As suas principais marcas são: a cerveja Skol, (a quarta mais consumida nomundo), Brahma, Antarctica, Bohemia, Original, Quilmes, Labatt Blue e Budweiser no segmento cerveja. No segmento refrigerante, produz o Guaraná Antarctica,além de ser a maiorengarrafadora da PepsiCo no mundo. A empresa tambémproduz o chá Ice Tea e o isotônico Gator.

2- Denominações dos principais tipos de fornecedores, principais insumos,matérias-primas e serviços por eles fornecidos.

Os principais materiais utilizados na produção de cerveja são mate,cevada, lúpulo, adjuntos e água. As principais matérias primas utilizadas nafabricação de refrigerantes e nanc são:concentrado (incluindo o extrato deguaraná), açúcar, adoçante, água e gás carbônico. Os materiais utilizados paraembalagem são: garrafas de vidro e PET, latas de aço e alumínio, filme plástico(para encolher e esticar), papel, etiquetas, tampas plásticas, metal e caixa-cartão
A AmBev conta com fornecedores nacionais e internacionais, além de fábricasverticalizadas para o fornecimento de malte,concentrado, rolhas, garrafas de vidroe rótulos para a operação no Brasil. A AmBev mantém ações para estimular a produção de cevada e deguaraná no campo. A política de insumos começa no campo. A empresa mantêmações de relacionamento com agricultores que cultivam cevada e frutos deguaraná, ambas essenciais na fabricação de boa parte dos produtos.No município de Maués (AM), um dos maiores produtores dofruto deguaraná no Brasil, a AmBev compra grande parte da produção local. A AmBevmantém em Maués um centro de pesquisa para o fomento do cultivo do guaraná. AFazenda Santa Helena, criada há 35 anos, abriga o maior banco genético do frutono mundo, com mais de 70 mil plantas cultivadas.Nos campos de cevada, a AmBev adquire a produção de aproximadamente3.800 produtores - cerca de 1.500 no sul do Brasil,em estados como Rio Grandedo Sul, Paraná e Santa Catarina; outros 1.500 no Uruguai, em Paysandu e NuevaPalmira; e 800 na Argentina, em Puan e Tres Arroyos.Outros ingredientes essenciais na fabricação da cerveja, o lúpulo e ofermento, têm origens distintas. Planta trepadeira que cresce apenas em algumasregiões do planeta, o lúpulo é importado de países como Estados Unidos, Alemanha e RepúblicaTcheca, entre outros. Para fermentar as bebidas, a AmBevlança mão de sua cepa exclusiva, produzida no Rio de Janeiro e multiplicada emcada unidade industrial. A água, ingrediente básico de todos os produtos, é negociada diretamenteentre a Gerência de Meio Ambiente e as prefeituras dos municípios onde asunidades industriais estão instaladas. A AmBev conta com um Sistema de Gestão Ambiental, que vemreduzindo ano a ano o consumo de água, bem como tratandotodos os efluentes para a devolução à natureza.
 
 29
Externamente, a AmBev também adquire a produção de cereais nãomaltados e de materiais auxiliares que ajudam no processo de produção dasbebidas. Para mover as fábricas, a matriz energética usa recursos como gásnatural, óleo e biomassa, oito unidades industriais utilizam energia renovável:emViamão (RS), Lages (SC), Anápolis (GO), Teresina (PI), São Luis (MA), Cuiabá(MT), Juatuba (MG) e Agudos (SP). A AmBev mantém ainda cinco fábricas verticalizadas de insumos: deconcentrados de refrigerantes e de rolhas, em Manaus (AM); de vidros, no Rio deJaneiro (RJ); e de rótulos, em São Paulo (SP). A maltaria de Navegantes produz cerca de 10.000 toneladas por mês demalte pilsen. A AmBev tempresença importante no agronegócio. Para transformar a cevada em malte, principal matéria-prima da cerveja, contamos com quatromaltarias: duas no Uruguai, uma no Brasil e outra na Argentina.Criada em 1947, em Porto Alegre (RS), a maltaria de Navegantes produzcerca de 10.000 toneladas por mês de malte pilsen, abastecendo cervejarias dogrupo nas regiões Sul e Sudeste.Outra maltaria está em construção...
tracking img