Doc, docx, pdf, wps, rtf, odt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IDENTIFICAÇÃO

Aluno: Edson Ferreira da Silva
Escola: Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica
Série: 4º ano
Turma: M4A
Curso: Técnico em Meio Ambiente
Ano de conclusão: 2010
Nome da Empresa: Integral agroindustrial Ltd
Cidade: Paulo Afonso – BA
Supervisor do Estágio: Francisco Darquea Mendoza
Cargo: Gerente de Produção
Graduação: Engenheiro Mecânico IndustrialSetor em que atuou: Produção
Total de Horas: 402 horas
Período: 08/02/2011 a 19/05/2011

INTRODUÇÃO

O estágio é um processo muito importante na formação profissional do aluno, pois é possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, além de ser requisito para aprovação e obtenção de diploma.
O estágio foi realizado na fabrica Integral Agroindustrial Ltd. que ficalocalizada no largo da PA IV, S/N Bairro Vila Nobre, Paulo Afonso, Bahia.
Sua principal atividade é a fabricação de ração animal: peixe e camarão.
O período de realização do estágio ocorreu entre 08/02/2011 a 19/05/2011, sendo no total de 402 horas.



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

No decorrer do estágio fui supervisionado pelo gerente de produção e responsável pela manutenção emgeral, Francisco Darquea Mendonza, onde pude acompanhar todo processo de fabricação e destinação dos seus resíduos e dejetos no meio ambiente.

Em todo processo de fabricação das rações de peixe e camarão, necessita de muita água, energia e matéria prima para se obter o produto final. E consequentemente um grande volume de resíduos orgânicos e inorgânicos é gerado tais como:

Orgânicos: grãosde milho, cuim de arroz, farinha de peixe, de trigo, de vísceras, de carne, de osso, de sangue, gérmen de milho e farelo de trigo etc.
Inorgânicos: sacos de plásticos, de náilon, de papelão e recipientes de óleo de peixe como túneis de plástico e metal etc.

Toda água consumida pelo processo de fabricação da ração vem da bacia do lago da PA-IV, que é capitada através da gravidade já que afábrica fica na parte baixa do terreno, o que dispensa o uso de bombas elétricas. Depois de conduzida por tubulações de canos PVC até um grande reservatório todo água passa pelo um processo de tratamento antes de ser usada, e todo excesso é lançado na rede geral para retornar ao Rio São Francisco. A água para consumo de todos os funcionários da fabrica é mineral, que é comprada a fornecedores locais. Aágua misturada com ração que é proveniente da lavagem da extrusora em caso de manutenção e o esgoto gerado pelos dejetos dos funcionários são coletados através de tubulações, e depositados em fossas internas construídas no solo da própria fábrica, que filtram todo material particulado e as impurezas, evitando que chegue ao Rio São Francisco.

Os resíduos sólidos chamados varredura é toda sobrade ração e matéria prima que se acumulam na parte interna da fabrica pelo processo de obtenção da ração, e tem destinação certa, ou seja, são armazenadas e vendidas a um preço mínimo para serem reaproveitados por seus compradores locais, tanto para alimentação de animais ou no processo de compostagem para obtenção de adubo orgânico.

Os sacos de papelão são armazenados e doados a um morador daredondeza que faz a coleta semanal e os vendem para reciclagem. Os sacos de náilon e plásticos são armazenados e vendidos a um valor mínimo para serem reutilizados nas mais diversas formas por seus compradores locais, já que não oferece risco de contaminação.

Os túneis de plásticos: são vendidos a compradores, para serem reutilizados.

Os túneis de metal: são vendidos a compradores, para semreutilizas ou revendidos ao ferro velho para serem reciclados.

Todo lixo provenientes dos setores administrativo, oficinas de manutenção, laboratório, refeitório, guarita, banheiros e vestuários são armazenados em lixeiras identificadas e classificadas de acordo com o tipo resíduo, nos dias de coleta todo lixo e depositado em um grande container que foi proposto por mim, para facilitar o...
tracking img