Doc, docx, pdf, wps, rtf, odt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Balanço Patrimonial e a Lei 11638/07 após MP 449/08.
  Balanço patrimonial da lei 6.404/76
No balanço, as contas serao classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a analise da situação financeira da companhia.
$ 1º no ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescentes de grau de liquidez dos elementos nela registrados, nosseguintes grupos
I- Ativo circulante; e
II- Ativo não circulante, compostos por ativos realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
Inciso I e II com a redação dada pela nº 11.941, de 27-5-2009

$ 2º no passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos
I- Passivo circulante; e
II- Passivo não circulante; e
III- Patrimônio liquido, divididoem capital social, reservas e capital, ajuste de avaliação patrimonial, reservas de lucro, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
Inciso I a III com a redação dada pela lei nº 11.941, de 27-5-2009

As contas serão classificados do seguinte modo:
I- No ativo circulante: As disponibilidades os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos emdespesas do exercício seguinte;
II- No ativo realizável em longo prazo: Os direitos realizáveis após o termino do exercício seguinte, Assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas, ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia.
III- Investimentos:a participações permanentes em outras sociedades e e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem a manutenção da atividade da companhia ou da empresa.
IV- Ativo imobilizado: Os direitos que tenham por objetos bens corpóreos destinados a manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidas com essa finalidade.
Inciso IV com aredação dada pela lei 11.941, de 28-12-2007.
V- Revogado. Lei nº 11.941, de 27-5-2009.
VI- Intangível: Os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados a manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comercio adquirido.

Passivo exigível
Após tramitar no Congresso Nacional Brasileiro por 7 (sete) anos o Projeto de Lei 3741/2000 foi deveras congratuladono findar de 2007 na Lei 11.638/07, diploma esse que altera parte da Lei 6404/76 , a então dita ?Lei das sociedades anônimas? E que serve de base para todos os tipos societários elencados pela Lei 10406/02, Código Civil.
 
A Lei 11638/07 apresenta em seu texto mudanças que muitos empresários e, contabilistas e controllers comentam, mas na realidade a grande virtude da norma não está compreendidaem seu todo pelo empresariado, pelos contabilistas e correlatos. A transição de uma contabilidade meramente fiscal muda seu objetivo para uma contabilidade voltada ao mercado, onde gestores usarão para suas decisões, fortalecendo assim a classe contábil.
As regras de classificação contábil são de fato muito diferentes e sem dúvida deverão ser feitos cursos, treinamentos e desenvolvimento deprocessos em diversas Entidades para que todos os profissionais compreendam exatamente o que são as normas internacionais de contabilidade, sua funcionalidade e seu desenvolvimento com base na Lei 11638/07, Pronunciamentos Contábeis emitidos pelo CPC? Comitê de Pronunciamentos Contábeis? e normas emitidas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), sem esquecer do CFC ? Conselho Federal deContabilidade.
Diante do exposto, a Lei 6404/76, antes da Lei 11638/07, determinava, em seu artigo 178 que os grupos deveriam estar determinados pelo grande grupo Ativo, e seus grupos Ativo Circulante, Ativo Realizável a Longo Prazo, Ativo Permanente, esse último com subgrupos denominados pela lei de Investimentos, Imobilizado e Diferido, e por conseqüência o grande grupo Passivo, com os grupos Passivo...
tracking img