Diversidades presentes no cotidiano escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Slide 2
Direitos humanos e pluralidade cultural


Hoje vivemos em um país de opiniões diversas com uma grande mistura de gostos, crenças, raças ecostumes. Que nos foram implantados ao longo dos anos por vários povos que aqui chegaram e trouxeram suas culturas.Diante desta diversidade cultural, vemos que o Brasil está marcado por grupos sociais que atuam na vida social política e na desigualdade sócio econômica do país.
Oimaginário social é responsável por padronizar o ser humano. No Brasil essa situação é um pouco pior, devido ao fato de que todo brasileiro é fruto da miscigenação queresulta em um país diversificado culturalmente. Porém o cotidiano nos mostra que esta teoria foi amis além das diversidades, onde abriu - se espaço para preconceitos,discriminação e uma barreira para uma sociedade bem desenvolvida.
Respeitar os direitos humanos e aceitar a pluralidade cultural é reconhecer e superar as diferençase a discriminação de qualquer grupo que compõe a sociedade brasileira. É fundamental que a educação e os direitos humanos sejam incluídos no projeto políticopedagógico. A escola é um lugar em que todos os alunos devem ter as mesmas oportunidades, mas o objetivo é trabalhar esta diversidade cultural. O trabalho diversificado envolveatividades em grupos ou individual. Diversificar não significa formar grupos homogêneos com as mesmas dificuldades, mas diversidade existente no grupo favorecerá a troca deexperiências e o crescimento de cada um. Para compreender seu desenvolvimento é preciso considerar o espaço em que eles vivem e a maneira que constroem significados.
tracking img