Diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Diversidade cultural e cidadania na educação1. Francisca Karoline Rodrigues Braga2. karol_teacher@hotmail.com; Gilberto Francisco Dalmolin3. gdalmolin@uol.com.br. Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC.

Resumo: O presente trabalho aborda resultados da pesquisa Diversidade Cultural e Cidadania na Educação de Jovens e Adultos, incluído no Programa Institucional de Bolsas à IniciaçãoCientífica – PIBIC, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq em parceria com a Universidade Federal do Acre – UFAC. A pesquisa, com base nos pressupostos teóricos da Educação Popular, analisa as contribuições do processo educativo escolar, na perspectiva de alunos da Educação de Jovens e Adultos, no Acre, para a emancipação político-cultural dos sujeitos plurais, queacessam esta modalidade de escolarização, sem que seja preciso se despir de saberes e valores culturais. Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos, diversidade cultural, emancipação sociocultural.

Introdução O presente artigo tem por objetivo relatar, sob forma de análise qualitativa, os caminhos e resultados do subprojeto de pesquisa Diversidade Cultural e Cidadania na Educação de Jovens eAdultos, incluído no Programa Institucional de Bolsas à Iniciação Científica – PIBIC, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq em parceria com a Universidade Federal do Acre UFAC; e, também, se insere no conjunto de estudos propostos no projeto institucional de pesquisa intitulado Diversidade Cultural e Cidadania na Educação Básica. Este visa o estudo de iniciativasdesenvolvidas por escolas e/ou professores da educação básica, no Estado do Acre, que se proponham a considerar, respeitar e valorizar, no processo educativo escolar, especificidades sociais,

multi/interculturais promovendo, a partir da escola, a busca pelo diálogo entre os diferentes como recurso para o exercício da cidadania. Trabalho este que está focado nos objetivos do grupo de pesquisaEducação, culturas, identidades e cidadania, do Departamento de Educação da UFAC. Valemono-nos, para a realização da presente pesquisa, das contribuições de Paulo Freire (2003), Moacir Gadotti (2003), Carlos Rodrigues Brandão (2002), Júlio Barreiro (2000), Carlos Alberto Torres (2001) e outros autores, os quais debatem e teorizam sobre a educação popular como instrumento de conscientização, formação da“pessoa humana”. Assim, com base nos pressupostos teóricos adotados nessa pesquisa propomo-nos, então, a analisar as contribuições do processo educativo, na perspectiva dos alunos que freqüentam o PROJETO SESC LER. Isto é, em que medida a escolarização obtida contribui para a emancipação político-cultural desses sujeitos plurais.
1

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federaldo Acre, para obtenção da licenciatura em Pedagogia. 2 Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre. 3 Professor doutor, adjunto do Departamento de Educação da UFAC e coordenador do projeto “Diversidade Cultural e Cidadania na Educação Básica”, trabalho este inserido no grupo de pesquisa “Educação, culturas, identidades e cidadania”.

Partimos desta premissa por considerarmos aproposta do PROJETO SESC LER (que oferece alfabetização e 1º segmento do ensino fundamental, para jovens e adultos), situado no município de Senador Guiomard, Acre, um campo que reúne as condições necessárias para investigação, pois, como é explicitado em sua proposta pedagógica, o programa parte da compreensão de que a formação para a cidadania não se apresente unicamente de forma abstrata ouinatingível, é necessário que as condições para a sua efetiva realização sejam propiciadas pelo processo de constante explicitação do conceito de cidadão que queremos assumir, do conjunto de valores que lhe são subjacentes e das condições objetivas que permitam a sua concretização (SESC, 2000, p. 17). Contudo, embora esta experiência não seja iniciativa do âmbito do sistema público de ensino ou de...
tracking img