Explosivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
EXPLOSIVOS:                                           [pic]
Após a furação, os furos são carregados com explosivos, sendo o fogo iniciado por uma detonação iniciadora (espoleta por exemplo).
Histórico dos explosivos, tendências
1. China : pólvora usada como pirotécnico. Mais tarde como propelente de projéteis (primeiros canhões).
2. 1354 DC: monge Shwartz: mistura explosivasemelhante à pólvora, usada para fins bélicos: morteiros, bombardas, etc. ...
3. 1847: Nitroglicerina (Ascanio Sobreno). Explosão muitas vezes maior que o da pólvora, mas perigosa com movimentos bruscos ou atrito.
4. 1863: Alfred Nobel misturou Kieselguhr (Diatomacea) à Nitroglicerina, criando a Dinamite: explosivo com boas condições de segurança.
5. 1923, Oppau(Alemanha): ao dinamitar umapartida de Nitrato de Amônio empedrada por da umidade provocou-se enorme explosão.
6. De outro acidente nasceu o ANFO (Ammonium Nitrate and Fuel Oil) mistura de Nitrato de Amônio e Óleo Diesel, quando o choque entre dois navios, carregando os dois produtos, resultou em incêndio seguido de violenta explosão que arrasou o Porto de Texas.
7. 1958: Surgem as Lamas Explosivas: misturas emproporção adequada de Nitrato de Amônio, Óleo Diesel, Água e outros produtos tais como pó de Alumínio, Goma, Bórax... Pela enorme quantidade de energia útil desenvolvida, apresentam grande capacidade de trabalho na ruptura de rocha e materiais duros em geral.
Explosivos industriais são substancias ou misturas de substancias que, quando excitadas por algum agente externo, são capazes de decompor-sequimicamente gerando considerável volume de gases a altas temperaturas. Estas reações de decomposições podem ser iniciadas por agentes mecânicos (pressão, atrito, impacto, vibração, etc.) pela ação do calor (aquecimento, faísca, chama, etc.) ou ainda pela ação de outro explosivo (espoletas, boosters, ou outros iniciadores). A tendência atual sugere que na sua fabricação sejam utilizados componentesque isoladamente não sejam substancias explosivas, de forma a garantir completa segurança dentro das fabricas. É o caso da moderna lama explosiva (Slurry) que é misturada no próprio local de consumo e bombeada para dentro dos furos na rocha. Somente alguns segundos após o lançamento da mistura dentro dos furos, tempo necessário para a complementação da reação química, o produto torna-se umasubstancia explosiva.
Combustão, Deflagração e Detonação
A reação química de decomposição do explosivo pode dar-se sob a forma de combustão, deflagração e detonação em função das características químicas da substancia explosiva, bem como das condições de iniciação e confinamento desta.
Combustão- E uma reação química de oxidação e geralmente ocorre por conta do oxigênio do ar. O fenômeno ocorre embaixas velocidades e tem como exemplo a queima de um pedaço de carvão.
Deflagração- Quando a velocidade da reação de decomposição da substancia explosiva é maior que o caso anterior, chegando em alguns casos a 1.000 m/s, ocorre a deflagração. Nesta reação há a participação não só do oxigênio do ar mas também daquele intrínseco a substancia. E o caso da decomposição das pólvoras, ou ainda deexplosivos mais potentes (se submetidos a condições desfavoráveis de iniciação e confinamento).
Detonação- É uma reação de decomposição com a participação exclusiva do oxigênio intrínseco da substancia explosiva, ocorrem com velocidades que variam de 1.500 m/s a 9.000 m/s. Em função da quantidade de energia envolvida no processo, far-se-á sempre acompanhada de uma onda de choque, também chamada onda dedetonação. E esta onda de choque que com sua frente de elevada pressão dinâmica, confere a detonação um enorme poder de ruptura.
CLASSIFICAÇÃO DOS EXPLOSIVOS:
Quanto à potência:
Explosivos Primários ou Iniciadores: São materiais utilizados nos processos de iniciação dos explosivos propriamente ditos: Espoletas, Cordel Detonante, Boosters, etc. .. Os mais usados industrialmente são: Azida de...
tracking img