Explosivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Explosivos podem ser definidos como uma substância, ou mistura de substâncias químicas, que tem a propriedade de, ao ser iniciado convenientemente, sofrer transformações químicas violentas e rápidas, transformando-se em gases, que resultam em liberação de grandes quantidades de energia em reduzido espaço de tempo.
O explosivo utiliza a energia para arrancar o maciço rochosoque está adiante dele, no sentido da face livre ou linha de menor resistência.
Em furo suficientemente adensado, um explosivo pode produzir pressões de até 100.000 atmosferas. É uma soma fabulosa de energia que deve ser bem aproveitada devido ao seu curto espaço de duração, pois ela provém do grande volume de gases liberados pela explosão. Durante esta explosão a temperatura pode alcançar de 2500a 4000 ºC. A nitroglicerina, principal substância explosiva, aumenta de 18000 a 19000 vezes o seu volume original.
A detonação de um explosivo ocorre uma série de fenômenos tanto de natureza dinâmica como de natureza estática, que são:
• A onda de choque percorre a rocha a uma velocidade de 3000 a 5000 m/s causando fissuras na rocha;
• O diâmetro inicial do furo é alargado parao dobro por deformações plásticas;
• A onda de choque produz tensões radiais e tangenciais na rocha ao se deslocar do centro para a periferia;
• Ao chegar à frente livre da bancada a onda de choque tende a projetar o material da superfície (lançamento do material a grandes distâncias). Este lançamento é tão mais acentuado quanto mais fraturada for a rocha.[pic]










[pic]














[pic]








[pic]
























2. HISTÓRICO
A pólvora foi, sem dúvida, o primeiro passo para o desenvolvimento dos produtos conhecidos hoje como explosivos. Inicialmente utilizada pelos chineses como pirotécnico passou com algumas modificações a propelente de projeteis e armamentos emgeral.
No fim da idade média (por volta de 1354 d.C.), na Europa, o monge Shwartz obteve mistura explosiva semelhante a dos chineses, que foi em seguida sendo adotada e aplicada, em suas diversas formas e variações, para fins bélicos.
O segundo passo foi dado em 1847 com a descoberta da Nitroglicerina pelo italiano Ascanio Sobreno, foi uma verdadeira revolução, pois este preparado oferecia umpoder de explosão muitas vezes maior que o da pólvora. Porém era muito perigoso quando submetido a movimentos bruscos ou atrito, fato que limitava as condições de segurança em seu manuseio.
Em 1863, o Sueco Alfred Nobel superou este inconveniente adicionando diatomácea a Nitroglicerina, produzindo desta forma a Dinamite, explosivo potente que oferecia ao mesmo tempo boas condições de segurança.A casualidade por outro lado, em 1923, na cidade alemã de Oppau, deu existência industrial a outro membro da família dos explosivos, quando ao tentar-se dinamitar uma partida de Nitrato de Amônio que havia empedrado pela ação da umidade provocou-se enorme explosão.
De outro acidente nasceu o ANFO (Amonium Nitrate and Fuel Oil) mistura de Nitrato de Amônio e óleo Diesel, quando o choque entredois navios, carregando os dois produtos, resultou em incêndio seguido de violenta explosão que arrasou o Porto de Texas.
Completando a família dos explosivos nasceram em 1958 as Lamas Explosivas: mistura em proporção adequada de Nitrato de Amônio, Óleo Diesel, Água e outros produtos tais como pó de Alumínio, Goma, Bórax; que pela enorme quantidade de energia útil desenvolvida, apresentamgrande capacidade de trabalho na ruptura de rocha e materiais duros em geral.











3. TIPOS DE EXPLOSIVOS
Existem diversos tipos de explosivos, estes estão dispostos a seguir.


• Pólvoras negras
As pólvoras foram muito utilizadas até a descoberta da nitroglicerina. Apresentam baixa velocidade, enquadradas na categoria de baixos explosivos, altamente higroscópicos, não...
tracking img