Disturbios musculo-esqueletico em trabalhadores da enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISTÚRBIOS MÚSCULO-ESQUELÉTICOS EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM.

Manaus-AM
2012
ANDRÉA GALÚCIO
NOEMIA VARRELA
EDILANE CÂNDIDO

DISTÚRBIOS MÚSCULO-ESQUELÉTICOS EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM.

Trabalho apresentado ao UNICEL, para obtenção de nota parcial no curso de Enfermagem, na disciplina de Anatomia, turma 1Enf 1, ministrado pelo Professor: Fernando Barros Magalhães.Manaus-AM
2012
Distúrbios músculo-esqueléticos em trabalhadores de enfermagem.

INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão a cerca dos distúbios músculo-esqueléticos em trabalhadores de enfermagem. Para sua realização utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica para melhor fundamentação teórica.
Naliteratura mundial, são utilizadas várias terminologias para descrever tais distúrbios, como, por exemplo, lesões por esforço repetitivo (LER), doença osteomuscular relacionada ao trabalho (DORT), lesões por traumas cumulativos, lesões ou distúrbios musculoesqueléticos, entre outros. A DORT, atualmente denominada AMERT (Afecção musculoesquelética relacionadas com trabalho), causam lesões nosmúsculos, nos ossos, nervos, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos, podendo apresentar sintomas como: diminuição da força muscular, inflamação, edema, dormência, cansaço, irritação e, principalmente, dor que pode gerar prejuízo funcional, ocasionar incapacidade laboral e aumento do estresse pelo crescimento da demanda de atividade muscular.
Dentre os profissionais mais atingidos pela AMERT na áreade Saúde estão os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, pois suas atividades laborais exigem muito esforço do sistema músculo-esquelético, solicitando manutenção de posturas estáticas e dinâmicas por tempo prolongado e, principalmente, movimentos de sobrecarga para a coluna vertebral na realização das transferências de decúbitos. Apesar de ser uma profissão que visa promover a saúde doindivíduo, há um grande complicador para a saúde desses profissionais, uma vez que instrumentos e ambientes de trabalho nem sempre respeitam preceitos ergonômicos, predispondo-os desde uma inabilidade ao manusear objetos, dificuldade ao executar movimentos precisos até, muitas vezes, em estágio grave de fadiga, incapacidade laborativa e invalidez. A movimentação de pacientes no leito tem sidoapontada pela equipe de enfermagem como a atividade mais desgastante fisicamente gerando um número elevado de incapacidade física, sobretudo devido a inadequação dos mobiliários e recursos instrumentais utilizados e já os longos períodos em posturas penosas são resultantes, em parte, da inadequação do material que geralmente não corresponde ás características antropométricas da população, tanto comquem cuida como de quem é cuidado.
DESENVOLVIMENTO:
Os distúrbios músculo-esqueléticos, nas últimas décadas, têm se constituído um grande problema da saúde pública, principalmente para os países industrializados. Muitas vezes o trabalhador não se dá conta do seu acometimento precocemente. Por ser de curta duração e de leve intensidade, a sintomatologia pode passar por cansaço passageiro ou “maujeito”. Caso não sejam tomadas medidas de tratamento e prevenção de novos episódios, aos poucos, os sintomas se intensificam e aparecem de forma espontânea e contínua, comprometendo a capacidade funcional do trabalhador, tanto no trabalho quanto na vida familiar.
Nas últimas décadas, é crescente a discussão em torno das doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, principalmente devido aoaumento desta patologia nas mais diversas ocupações. Os profissionais de enfermagem exercem suas atividades laborais em locais onde a insalubridade é evidente, estando expostos a riscos ocupacionais causados por fatores biológicos, químicos, físicos, mecânicos, psicossociais e ergonômicos, os quais podem ser prejudiciais à saúde levando-os a predisposição de acidentes no trabalho e a desenvolverem...
tracking img