Disturbio musculo-esqueletico relacionado ao trabalho de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DISTÚRBIOS MÚSCULO-ESQUELÉTICOS RELACIONADO AO TRABALHO DE ENFERMAGEM

Karina Ingraça de Jesus Bueno¹; Jaira Lopes Brandão Crepischi²

INTRODUÇÃO
Os distúrbios musculo-esqueléticos tem se tornado um dos problemas mais graves no campo de saúde do trabalhador, problema este que acomete trabalhadores em todo o mundo, gerando aumento de absenteísmo e de afastamento temporários ou permanentesdos trabalhadores, neste estudo será feito uma abordagem especifica aos problemas que acometem os trabalhadores da enfermagem. Sendo assim, o crescente aumento de tais distúrbios musculo-esqueléticos entre os profissionais de enfermagem, se faz necessário uma melhoria da assistência e atenção a saúde ocupacional dos trabalhadores de enfermagem, podendo desta forma minorar tais agravos músculos-esqueléticos aos trabalhadores de enfermagem, possibilitando maior qualidade de vida no trabalho.
Palavras-chave: Enfermagem, Distúrbios musculo- esqueléticos, Saúde Ocupacional.

OBJETIVO
Identificar a relação dos distúrbios musculo-esqueléticos com os trabalhadores de enfermagem no âmbito hospitalar, evidenciando a associação dos distúrbios estudado com as condições inadequadas de trabalho.¹Discente em Especialização em Enfermagem do Trabalho.
Doutora em Tocoginecologia pela Unicamp e Docente do curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho do Centro Universitário Hermínio Ometto.

METODOLOGIA
Trata-se de uma revisão literária, baseada no levantamento bibliográfico de livros e artigos científicos com base de dados bibliográficos: SCIELO e LILACS, com revisão sistemáticadas literaturas sendo selecionados os que eram relevantes à elaboração do trabalho com bibliografias publicadas nos anos de 2002 a 2012.Revisão literária,significa escrever com a preocupação de limitar-se a um único tema, o seja, dissertar a respeito de um assunto único, sob a forma de um problema geralmente escolhido a critério do aluno (TRALDI,2010), trabalho aprovado pelo Comitê de Ética sobnº5295.

REVISÃO DE LITERATURA
Através de diversas leituras e reflexões relacionadas com o assunto abordado, considera-se que as atividades laborativas podem causar danos à saúde do trabalhador, em especial trabalhadores de enfermagem e dentre as afecções decorrentes da função. De acordo com Leite (2007) As relações de trabalho evidenciadas pela grande competitividade, pelos elevados níveis deexigência e produtividade, são fatores que consequentemente promovem alterações no processo saúde-doença de toda a humanidade. As formas de atividade laboral influenciam no desgaste da saúde e consequentemente no adoecimento profissional (HAAG,2001).Trabalhadores que exercem atividades que exijam determinado esforço físico associado à repetitividade de movimentos, após um certo período de trabalho,começam a ter seu rendimento prejudicado pela instauração do processo de fadiga muscular e mental (BRANDÃO,2005).
Os distúrbios musculoesqueléticos são responsáveis por elevados índices de absenteísmo e incapacidade temporária ou permanente, com reflexos negativos também para a qualidade da prestação dos serviços de saúde (BARBOSA et.al. 2012).De acordo com Maciel (2006) a prevalência dosdistúrbios do sistema músculo-esquelético no trabalho ocorrem, frequentemente, quando a demanda física do trabalho excede a capacidade física do trabalhador.Ressalta-se no presente estudo, os distúrbios ligados à área músculo- esqueléticos, como a lombalgia que está associada ao transporte manual de pesos, e as alterações orgânica relacionadas aos movimentos repetitivos e as vibrações. Segundo Mendes(2003) as afecções musculo- esqueléticas tem ocupado os primeiros lugares de morbidade em todos os países, seja sob a forma de acidentes ou de doenças. As dores e a incapacidade de trabalhar, originárias de todos os segmentos da coluna vertebral, cervical, dorsal e lombar, são constatadas frequentemente pelos serviços de atenção á saúde do trabalhador, ou seja as chamadas popularmente “dores nas...
tracking img