Dislexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS-FIP
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

JOSÉ AILTON FERREIRA SANTOS

A IMPORTANCIA DA FAMILIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS

PATOS-PB
JUNHO-2011



JOSÉ AILTON FERREIRA SANTOS

A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS

Projeto de pesquisa referente a disciplina metodologiada pesquisa cientifica ministrada pela professora Tatiana Vasconcelos como orientadora.Pré requisito para obtenção de nota.





PATOS-PB
JUNHO-2011



SUMÁRIO
1-Introdução 4

2-Problemática 5

3-Justificativa 6

4-Objetivos 7
4.1Geral 7
4.2 Específicos 7

5-Fundamentação Teórica 86-Metodologia 13

7-Cronograma 14

8- Referencias bibliográficas 15





INTRODUÇÃO

No mundo contemporâneo, a nossa proposta de educação para as crianças é de adotar o incentivo a participação da família na escola, para que se possam obter bons resultados no processo de aprendizagem da criança. Espera-se que o educador, aescola e a família considerem esse trabalho da união dos grupos como o meio mais eficaz de fazer emergir no aluno um desenvolvimento satisfatório.
As situações estimuladoras darão espaço para um trabalho conjunto, trabalho esse que oportunizará situações de aprendizagem que levem a criança a ter opiniões próprias e exercer uma cidadania digna. Cada vez mais se valoriza o apoio da família noacompanhamento da alfabetização dos seus filhos, isso acarretará cidadãos leitores, e autônomos para que possam atuar na sociedade como protagonistas de suas próprias histórias.
Assim o objetivo do trabalho é ampliar o conhecimento sobre a educação, com ênfase na participação da família incentivando na formação de cidadãos críticos, construtivos, capazes de terem a educação com prioridade que precisasempre de inovações para melhorar a situação sócio-econômica, cultural, moral e humana.
Cabe a educação através da escola e da família, criar uma proposta de construção do conhecimento, onde a produção do mesmo se dará na ação na busca de alternativas para solucionar problemas, isto é o trabalho feito com finalidade de servir também como instrumento de mobilização para a transformação social.Esse relato foi construído através de pesquisa bibliográfica e de campo,tendo como referencias ,livros,revistas, e dicionários.
Conclui-se assim que com esse relato pode-se observar que a educação com a participação da família progride, embora cada vez mais percebamos que tem muito a ser feito para alcançarmos a tão sonhada educação de qualidade.
Dessa forma entende-se que o exercício daprática é o melhor caminho para se chegar a um objetivo real onde o conhecimento prevalece e a troca de informações a convivência e o fazer de verdade, fazem a diferença.

O mesmo contribui para o fortalecimento da cidadania de forma direta e concreta construindo-se assim educandos capazes de lutarem pelos seus direitos sem esquecerem-se de cumprirem seus deveres.JUSTIFICATIVA

Entendendo a necessidade de uma educação contínua a qual começa a se desenvolver no ambiente familiar e social, priorizou-se o estudo desse tema, para entender e analisar o contexto familiar e escolar visando sua importância diante da participação da família no processo deescolarização dos seus filhos.
Sabe-se que a escola e a família são de grande importância para a construção de uma cidadania significativa. Compreende-se que o ambiente familiar e escolar desenvolve nas crianças a facilidade de socialização e de afetividade.
Os pais ao educar a criança ensinando-lhe o processo de autoconfiança, de solidariedade, ficam mais fáceis para a escola cumprir o seu papel de...
tracking img