O amor e contagioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EVANGÉLICA DE BRASILIA
CURSO: PEDAGOGIA, LICENCIATURA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

TAGUATINGA-DF
2011
DIJELMA PEREIRA DOS SANTOS

Relatório apresentado a disciplina Estágio Supervisionado I como parte dos requisitos exigidos pelo Curso de Pedagogia da Faculdade Evangélica de Brasília.





TAGUATINGA-DF
2011AGRADECIMENTOS

A Deus que todos os dias me dá forças para continuar essa difícil jornada acadêmica.

Aos meus pais, irmãos e toda a minha família por estarem ao meu lado, ainda que distante me ajudando a seguir, apoiando em todas as decisões que tenho tomado, sonhando junto comigo na realização desse sonho.

A professora orientadora de estágio pela paciência e motivação na orientação destetrabalho, tornando possível a conclusão deste relatório.

A todos os professores que me ensinaram a prosseguir, ainda que todos os obstáculos quisessem me fazer parar. E de certa forma contribuíram para o meu aprendizado.

Aos meus amigos e namorado pelo apoio, dedicação e amizade que são de suma importância na minha vida.

Dedico a Deus pela oportunidade de estar trilhando este caminho. Aosmeus pais pelo amor, dedicação e todo esforço para que eu chegasse até essa etapa da minha vida.

“O conhecimento não pode ser uma cópia, visto que é sempre uma relação entre objeto e sujeito”

(Jean Piaget)

INTRODUÇÃO

O estágio I atende a grade curricular do curso de pedagogia e licenciatura, que tem por objetivo geral da disciplina, desenvolver de forma prática, as competênciasprofissionais e educacionais do educando para a sua qualificação técnica – científica e como os objetivos científicos: reconhecer a escola como um dos espaços de trabalho do pedagogo, identificar a importância da pratica de ensino e sua abrangência na formação do profissional em educação, realizar o estudo exploratório sobre o cotidiano escolar e sobre as funções administrativas e pedagógicas, identificaros documentos legais administrativos e pedagógicos que regularizam e orientam a escola, elaborar relatório final com base no levantamento de dados realizados durante as observações e análises.

O estágio I foi realizado na Escola 431, situada na Quadra 431 Área Especial nº 1 Samambaia Norte, a Escola tem 1.247 alunos e atende ao nível de Ensino Fundamental de 09 anos e 5º séries nos turnosmatutino e vespertino. o estágio e nos meses de Março a Julho de 2011.

O estágio supervisionado I é desenvolvido da seguinte forma: são 30 horas para orientações coletivas ao estagiário, cadastro e encaminhamento do aluno a escola campo, orientações individuais do estagiário, elaboração dos instrumentos de observação, elaboração final do estagiário, socialização das experiências individuais ecoletivas. E 30 horas para planejamento e registro de anotações em campo (10 horas), observação diagnose da realidade escolar (20 horas em campo), elaboração de relatório e preenchimento das fichas.

1. CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÓMICA E CULTURAL DA COMUNIDADE

Samambaia, a décima segunda região administrativa do Distrito Federal (DF), passa pelo melhor momento de seus 21 anos de existência. Ocrescimento e a valorização do comércio local, a melhoria do acesso e integração à cidade proporcionada pelo bom planejamento da cidade, com vias amplas, metrô, hospitais públicos e particulares, melhoraram a qualidade de vida da população e tornaram a cidade uma alternativa interessante para o mercado imobiliário do DF.
Uma Cidade Moderna, Nova e muito atrativa, com grande crescimento econômico, aspiraa independência do Plano Piloto, o que tem se contruído com os investimentos que dia a dia fazem fazem o desnvovimento saltar a olhos vistos, razão a qual num curto periodo de tempo áreas desocupadas deram espaço a grandes prédios e condomínios com conforto e lazer;faz impressionar a mudança rápida da cidade;
A classe média do Distrito Federal passou não só a investir, e morar em Samambaia...
tracking img