DISLEXIA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de pesquisa - Dislexia
INTRODUÇÃO
O projeto de pesquisa aqui apresentado tem por finalidade fazer uma investigação da ação pedagógica do professor que está atuando com alunos portadores de dislexia. Sabemos que esse aluno para aprender vai necessitar de um atendimento diferenciado dentro da turma, esse atendimento vai exigir do professor uma postura de pesquisador, mediador epromotor da igualdade dentro da sala de aula.
A metodologia utilizada para essa pesquisa será estudo de caso e a pesquisa qualitativa bibliográfica, tendo como foco a ação pedagógica do professor no sentido de promover a aprendizagem do aluno portador de dislexia.
Esse estudo será realizado mediante observações da prática pedagógica de professoras em três escolas do Litoral Norte, os dados coletadosserão confrontados com dados da pesquisa qualitativa bibliográfica, com as respostas do questionário sob a análise do grupo.
TEMA: DISLEXIA
Problematização: O papel do professor na identificação da dislexia em sala de aula.
OBJETIVOS
Objetivo geral: Estudar o papel do professor na identificação da dislexia.
Objetivos específicos:
Pesquisar sobre o que é dislexia.
Verificar como os professoresidentificam a dislexia em sala da aula.
Conhecer as causas e as conseqüências da dislexia para a aprendizagem.
Verificar a ação do professor como mediador na construção da aprendizagem do aluno disléxico.
Hipótese: O planejamento do professor pode auxiliar na aprendizagem do aluno disléxico.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada para o levantamento de dados será a pesquisa qualitativabibliográfica, tendo com foco principal a ação pedagógica do professor no sentido de auxiliar a construção da aprendizagem do aluno disléxico.
Utilizaremos também a modalidade estudo de caso, de maneira que faremos um estudo mais aprofundado da ação pedagógica de três professoras no Litoral Norte, através de observações e análise das respostas do questionário. O estudo de caso nos possibilitará ainvestigação detalhada o que nos trará elementos a serem confrontados em nosso estudo, de acordo com Yin apud Gil (2010) pontua que o estude caso é a metodologia mais adequada para a investigação de um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto real.
Neste trabalho, os instrumentos metodológicos, entrevistas, observação, registro das práticas e falas dos professores, terão o papel de fornecer dados decomo a metodologia usada em sala de aula poderá auxiliar ao aluno disléxico na construção de sua aprendizagem. Os dados para essa pesquisa serão obtidos através de observações realizadas pelas pesquisadoras e por questionários respondidos pelas professoras participantes. As respostas serão analisadas pelo grupo e serão confrontadas com apontamentos teóricos e com base nas observações.
 Aobservação terá papel importante na presente pesquisa, de modo que irá desenhando seu rumo ou acrescentando novos fatores.
O foco e o design do estudo não podem ser definidos a priori, pois a realidade é múltipla, socialmente construída em uma dada situação e, portanto, não se pode apreender seu significado se, de modo arbitrário e precoce, a aprisionarmos em dimensões e categorias. O foco e o designdevem, então, emergir, por um processo de indução, do conhecimento do contexto e das múltiplas realidades construídas pelos participantes em suas influências recíprocas. (LINCOLN & GUBA, 1985)
Entendemos que tratamos de pesquisa qualitativa, Ciências Humanas, que nosso foco é o ser humano, nesse processo compreendemos que cada ser é singular, “nos estudos qualitativos, a coleta sistemática dedados deve ser precedida por uma imersão do pesquisador no contexto a ser estudado” (Mazzoti, Gewandsznajder 2001 P. 148), nesse sentido, nosso trabalho, considera as peculiaridades de cada um, assim o norteamos.
 DISLEXIA E SEUS CONCEITOS
Dislexia é um problema que se detecta em crianças que sofrem dificuldades de leitura. É uma específica dificuldade de aprendizado da linguagem: em leitura,...
tracking img