Direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VALOR, MORAL E ÉTICA

A busca da compreensão do homem como um ser material, racional, psíquico, social, político e ético não é uma discussão atual.

A busca da compreensão do homem como um sermaterial, racional, psíquico, social, político e ético não é uma discussão atual.

Sócrates entendia que era necessário deslocar a concepção de valor do “homem – deus” para a concepção de homemcidadão-participativo.

Homem capaz de questionar dialeticamente

Arte do diálogo, uma idéia leva a outra idéia com relação ao que estava posto.
Para o desenvolvimento desse novo homem, Sócratesdesenvolveu a maiêutica, método que buscava questionar junto a todos (crianças, jovens, adultos, homens e mulheres) os valores impostos para a compreensão do que eram esses valores.

O início do pensamentosocrático e a expansão do mesmo no período pós socrático fizeram com que os conceitos de valor, moral e ética passassem a fazer parte do estudo da Filosofia, ciência que surgiu com o desenvolvimentodo pensamento racional lógico.

O que é mesmo valor?

Sentido amplo: Sinônimo de utilidade, seja o valor econômico, vital ou religioso.

Etimologicamente: Palavra valor vem do verbo latimtardio “valore” e significa “ser forte, vigoroso, eficaz, ter saúde”

Filosoficamente: Algo que deve ser objeto de referencia ou escolha, ou como o que vale, o que é desejável ou deve ser desejado.
Osvalores não são inerentes aos seres humanos, mas adquiridos, herdados pela cultura da comunidade, pela época sócio-histórica
Fica claro que o homem não nasce com valores morais, mas, é educado pelosseus para torna-se um sujeito moral.
Definida como conjunto de regras de condutas assumidas livre e conscientemente pelos indivíduos, com a finalidade de organizar as relações interpessoais segundo osvalores do bem e do mal, a moral busca responder...

O que é consciência moral?

Discernir o justo do injusto: a capacidade para deliberar diante de alternativas possíveis, decidindo e...
tracking img