Direito ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Na incessante busca por perspectivas positivas na área de Gestão Urbana, muitas soluções são apontadas por diferentes especialistas. O poder hipotético de algumas dessas soluções, é desmistificado quando há pesquisas envolvidas e métodos de projeto eficazes.
A pesquisa orienta novas formas de se interpretar o problema, sugerindo soluções possíveis e formas de
se alcançar oresultado positivo.
O uso eco-eficiente da informação diminui ruídos comunicacionais e promove que a mensagem chegue ao
usuário de forma sustentada, sem perdas.

A Gestão Urbana, abrangendo todas as suas funções, demonstra um número distinto de potencialidades para cada área envolvida: saúde, educação, habitação, etc. O emprego do Design da Informação em cada área específica, entretanto, gerariaotimização e síntese de resultados positivos, ajudando a solucionar problemas.
1 /6
COBRAC 2006 · Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário · UFSC Florianópolis · 15 a 19 de Outubro 2006
2 GESTÃO URBANA

Gerir um município significa planejar, implementar espaço urbano, pesquisas, análises, diagnósticos e instrumentos (legais, administrativos, informacionais, financeiros), a fimde organizar o território como um todo, atendendo a demanda em serviços públicos, levando-se em conta os aspectos sociais, econômicos, financeiros e ambientais.

A gestão urbana foca sua visão basicamente em quatro funções urbanas principais: habitação, trabalho, lazer e circulação. Efetivamente, para que haja gestão urbana, um conjunto de fatores são imprescindíveis: uma máquina administrativa– espaços, equipamentos e pessoas – organizadas em instituições; serviços – saneamento básico, educação, saúde, habitação, transporte e circulação, segurança, energia; recursos financeiros; legislação e um plano que seja executado, monitorado e atualizado periodicamente. (ORTH, 2006).

Teoricamente, existem formas de se gerir seguindo planos previamente elaborados, concretizados por medidas eações, que devem estar sempre sob verificação e controle, assim como aprimoradas constantemente.

Os modelos de gestão ações desenvolvidas por cada administração e tendem atualmente a apoiar-se em padrões de planejamento, integração, estratégias e participação, envolvendo opiniões e anseios da população.

Um grande aliado da gestão urbana é o cadastro técnico, pois este disponibiliza aosadministrativos as informações.Trata-se de um sistema de bancos de dados confiável, incrementado e usado por distintos setores administrativos: meio ambiente, obras, fazenda, planejamento, etc. Essas informações advêm principalmente de órgãos municipais, estaduais e federais competentes.

Parece inaceitável, hoje em dia, falar em planos diretores, em organização do espaço urbano sem utilizar o CTM(Cadastro Técnico Multifinalitário). Ele existe e deve ser utilizado e explorado com critérios. As técnicas são modernas, o que falta então para termos cidades bem organizadas? Temos um excelente órgão de pesquisa e estatística – IBGE – mas infelizmente o acesso aos dados obtidos é restrito, por outro lado, os métodos de pesquisa são custosos e às vezes falta mão-de-obra adequada ou confiável. Muitasvezes nossos técnicos urbanistas se queixam de falta, inexatidão ou confiabilidade dos dados disponíveis para o desenvolvimento de seus trabalhos, e escoram-se nisso para justificar a ineficácia de seus planos, não seria o CTM com sua agilidade e flexibilidade a saída para tais dificuldades? (LOUREIRO, 2002)

O cadastro técnico tem como finalidade coletar as informações que descrevem o município emestudo, manter o sistema atualizado (incluindo o sistema cartográfico) e disponibilizar tais informações para o público em geral. (LOCH, 2004). de procedimentos aquisição de dados, registro, processamento, armazenamento, recuperação e difusão de informações.
3 DESIGN DA INFORMAÇÃO

A interdisciplinaridade, agregada ao epistemológico social e ao paradigma artístico, faz do design gráfico...
tracking img