Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Assim tomando como fundamento os diversos espaços onde necessitam de conhecimentos pedagógicos, nota-se que a formação de pedagogo esta direcionada essencialmente para o contexto formal dos murosescolares, mas na atuação profissional conforme esta descrito nas DCNs a prática pedagógica está para além do espaço escolar, abrindo possibilidades de inserção em diversos campos do conhecimento. Noentanto esta pesquisa visa demonstrar a possibilidade de atuação no âmbito social.

Este trabalho configura-se numa análise a acerca da formação de pedagogo atuante no contexto não formal, onde sãoaplicados seus conhecimentos em ações comunitárias de incentivo social por meio da construção de ações sócio-educativas com fins a um projeto de renovação social e enfrentamento das situações devulnerabilidade social.

Nesse sentido, recorremos Gohn (2001 apud MOURA; ZUCHETTI, 2006) para uma definição desta prática que:

[...] aborda processos educativos que ocorrem fora das escolas, emprocessos educativos da sociedade civil, ao redor de ações coletivas do chamado terceiro setor da sociedade, abrangendo movimentos sociais, organizações não governamentais e outras entidades sem finslucrativos que atuam na área [...]. (p. 230)

Com isso a formação do pedagogo rompe com um perfil profissional necessariamente atuante em contextos escolares para uma definição de uma prática quetrabalhe o ser do contexto escolar no âmbito social, visto que os alunos das camadas populares participam dos projetos e programas cujos serviços oferecidos são coordenados e gestados pelos educadores quetrabalham no âmbito social. A discussão aqui levantada contribui para a discussão sobre a formação do pedagogo, elegendo-se a atuação em espaços sociais, com uma prática direcionada para o suporte e odesenvolvimento de programas e projetos de educação social enquanto complemento da educação formal.

Os objetivos básicos a serem atingidos pelos pedagogos atuantes em espaços não-formais segundo...
tracking img