Dificuldades de aprendizagem dos alunos com

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB CURSO DE PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

MARIA SALOMÉ SOARES DALLAN

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM SURDEZ EM ESCOLA INCLUSIVA

VILA VELHA – E.S. 2009

MARIA SALOMÉ SOARES DALLAN

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM SURDEZ EM ESCOLA INCLUSIVA

Monografia apresentada à ESAB-Escola Superior Aberta do Brasil sob aorientação do Prof. Dr. Jaime Roy Doxsey.

VILA VELHA– E.S. 2009

MARIA SALOMÉ SOARES DALLAN

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM SURDEZ EM ESCOLA INCLUSIVA

Aprovada em ____ de ________ de 2009

_________________________________

_________________________________

_________________________________

VILA VELHA – E.S. 2009

A

DEUS

pela

imensa

bondade

emisericórdia que sempre destinou a mim. Gratidão por todo o amor que me dedica incondicionalmente. A todos os alunos com surdez que se constituíram sujeitos de minha pesquisa, com o mais profundo respeito pela sua condição de não ouvinte. Ao meu marido e filhas pela compreensão que tiveram em meu período de ausência exigido por este trabalho.

AGRADECIMENTO A minha orientadora Professora BeatrizChristo Gobbi pela atenção durante a escrita desta monografia. Agradeço pela sua disponibilidade e apoio. Aos professores do curso que direta ou indiretamente forneceram subsídios para que eu estudasse e aperfeiçoasse meus conhecimentos.

“Uma idéia ou teoria não deveria ser simplesmente instrumentalizada, nem impor seu veredicto de modo autoritário; deveria ser relativizada e domesticada. Umateoria deve ajudar e orientar estratégias cognitivas que são dirigidas por sujeitos humanos.”.

Edgar Morin, 2000.

RESUMO

Este estudo teve como objetivo analisar as dificuldades de aquisição de conhecimento que alunos com surdez, usuários de Libras (Língua Brasileira de Sinais) – inseridos em escola denominada inclusiva – utilizam para apropriar-se do conteúdo curricular desenvolvido emsala de aula por professor ouvinte, usuário da Língua Portuguesa. Para tal foi desenvolvida pesquisa qualitativa, através de entrevista semi-estruturada e também observações e registros em uma sala de 6ª série, 7º ano do Ensino fundamental, onde estão matriculados quatro alunos com surdez. O estudo concluiu que: faltam materiais em língua de sinais versando sobre conteúdos curriculares para que osalunos com surdez realmente adquiram conhecimentos específicos; para a escola ser realmente inclusiva ela tem que prover comunicação adequada em Libras aos alunos que falam esta língua, em tempo real, para que estes não fiquem defasados em relação aos conteúdos curriculares; e finalmente que, apenas os alunos que tem um bom conhecimento de Língua Portuguesa é que conseguem fazer uso dos materiaisescolares que estão disponíveis nas escolas regulares – estes são uma minoria. A partir destes apontamentos, sugere que a produção escrita da língua de sinais (sistema SignWriting) pode ser uma fonte importante de produção de materiais pedagógicos adequados aos alunos que não conseguem aprender com facilidade a Língua Portuguesa na modalidade escrita. Conclui que o Atendimento EducacionalEspecializado preconizado pelo Ministério da Educação pode ser uma saída possível para resolver os problemas de aprendizagem causados pela surdez e que o Psicopedagogo pode ocupar um papel importante nesse processo se for fluente em Libras.

LISTA DE SIGLAS

AEE EaD EJA Libras MEC

Atendimento Educacional Especializado Educação à Distancia Educação de Jovens e Adultos Língua Brasileira de SinaisMinistério da Educação

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...........................................................................................................10 CAPÍTULO I – Dimensão Psicossocial da Surdez .................................................13 CAPÍTULO II – Fundamentação Teórica II.1 – A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM SURDEZ NA ESCOLA INCLUSIVA NO BRASIL: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS, LINGÜÍSTICAS E...
tracking img