Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O CENTRO CIRÚRGICO é o conjunto de áreas e instalações que permitem efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente , e de conforto para a equipe de saúde.

No contexto hospitalar é o setor mais importante pela decisiva ação curativa da cirurgia, exigindo, assim detalhes minuciosos em sua construção para assegurar a execução de técnicas assépticas , instalação deequipamentos específicos que facilitem o ato cirúrgico.

Em sua construção devemos observar: localização ,área, estrutura, composição física, salas de cirurgias, equipamentos e materiais, sua administração e regulamentos. Sua localização deve oferecer segurança quanto as técnicas assépticas, sendo distanciada de locais de grande circulação, ruídos e poeiras.

Quanto a área e ao numero de salas devemosconsiderar a duração da programação cirúrgica especialidades atendidas, ensino e pesquisa.

1. Secção de bloco operatório (salas de operação equipadas);

2. Seção de Recuperação Pós anestésicas (leitos equipados para atender ao paciente na recuperação Pós-anestésicas);

3. Seção de material (guarda de material estéril e não estéril, como medicamentos, seringas, fios de suturas , prótesesetc.).

► NA COMPOSIÇÃO FÍSICA TEMOS ELEMENTOS INDISPENSÁVEIS E INDEPENDES PARA MELHOR FUNCIONAMENTO DA ROTINA: 1. Vestiário; 2. Conforto médico; 3. Sala de anestesias; 4. Sala de enfermagem; 5. Sala de estoque de material e medicamentos; 6. Área para recepção de pacientes; 7. Sala de operação; 8. Sala para equipe de limpeza e elementos de apoio (banco de sangue, raios X, laboratórios, anatomiapatológica, auxiliares de anestesia, segurança, e serviços gerais – engenharia clínica- parte elétrica, hidráulica e eletrônica).
I - ESTRUTURA, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
● Tamanha das salas (dimensões adequadas a cada especialidade); ● Portas largas;

► EM SALAS DE CIRURGIAS, LOCAL DESTINADO AOS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS, ALGUNS ELEMENTOS SÃO CUIDADOSAMENTE, PROJETADOS PARA GARANTIR A SEGURANÇAE EFICÁCIA DAS TÉCNICAS APLICADAS : ● Pisos de superfície lisa; ● Paredes anti-acústicas; ● Teto de material lavável;

● Janelas que não permitam entrada de poeira e insetos; ● Iluminação com ausência de sombras e reflexos; ● Ventilação com temperatura ambiente; ● Renovação do ar e umidade adequadas; ● Lavabo com misturadores para água.

SALA DE CIRURGIA é um dos componentes da zona estéril edeve dispor de: ♦ Uma mesa de operação com comandos de posições na cabeceira, ou mesa própria para a especialidade a que se destina; ♦ Mesas auxiliares para o instrumental;

♦ Mesa para o anestesista e seus medicamentos;

♦ Aparelhos de anestesia e respiradores, foco de luz, para a enfermeira, prateleiras para a guarda de fios, campos e instrumental. ♦ A sala de cirurgia deve abrigaraparelhos auxiliares como bisturi elétrico.

MATERIAL CIRÚRGICO é todo o conjunto de objetos, instrumentos e equipamentos que entram em contato direto ou indireto com a região operatória, utilizados para a execução de determinado procedimento cirúrgico.

Sua classificação é de acordo com a sua função ou uso principal, visto que muitos equipamentos têm mais de uma utilidade. Basicamente, umprocedimento cirúrgico segue 3 etapas principais: diérese, hemostasia e síntese.

1. DIÉRESE: 2. PREENSÃO

DIÉRESE Corte Bisturi, tesoura

PREENSÃO Apanhar estruturas Pinça anatômica e dentes de rato

HEMOSTASIA Pinçamento de vasos Pinças hemostáticas (Halsted, Kelly )

EXPOSIÇÃO Afastamento de tecidos Afastadores (Farabeuf, Gosset etc.)

ESPECIAL Própria Pinça de Abadie - cirurgia gástricaPinça de Potts - cirurgia vascular

SÍNTESE União de tecidos Porta-agulhas, agulhas

3. HEMOSTASIA 4. EXPOSIÇÃO

5. SÍNTESE OU SUTURA
● PARAMENTAÇÃO CIRÚRGICA:

Historicamente, o objetivo primário das barreiras de proteção em sala operatória sempre se dirigiu para a proteção dos pacientes à exposição de microrganismos presentes e liberados pelos trabalhadores.

É o vestuário especifico...
tracking img