Dificuldade de leitura e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I – O desafio da leitura;
II – Ler, compreender e aprender;
III – A escola como formadora de leitores;
IV – O papel do professor na formação do aluno leitor.
Portanto, é através de todos esses fatores que o educando transforma a sua realidade, permitindo-lhe ser efetivamente um verdadeiro cidadão. A ausência desses fatores contribui muito para o fracasso e adificuldade de aprendizagem na leitura.




1.O desafio da leitura

1.1. Concepções a cerca das dificuldades de aprendizagem

O tema aqui mencionado surgiu quando fomos trabalhar com uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal X no município de Urucará - Amazonas. O referido artigo esta limitado especialmente para a dificuldade da aprendizagem na qual deparamos que naescola haviam alunos no 4º ano com bastante dificuldades de aprendizagem, vimos que alguns alunos não acompanhavam o ritmo da turma, não fazendo os exercícios e nem as atividades que lhes eram postas, ficamos bastante preocupadas perguntando-nos o porque? Foi então que passamos a observar cada aluno da turma e detectamos que o problema estava na leitura, não sabiam ler, por esta razão sentiamdificuldades em fazer as atividades principalmente quando eram individualizadas. Como sabemos a leitura é um dos pontos primordiais para a vida do aluno. Segundo Ezequiel (1991):
O ensino da leitura deve ser uma preocupação permanente dos professores durante o período de escolarização dos estudantes. Ele deve iniciar-se com a alfabetização e prosseguir na forma de umaespiral crescente de desafios ao leitor tanto em densidade de textos como em habilidades devidamente seqüenciadas.( p.76).


Então foi que veio a grande preocupação em contornar a situação vivenciada na sala de aula, pois em outras turmas também a situação não era diferente, os professores enfrentavam a mesma situação. Portanto foi nesse sentido que sentimos a necessidade de averiguar o quelevam esses alunos a terem essas dificuldades de aprendizagem e chegamos a algumas conclusões, pois haviam vários fatores que interferiam a situação bem como: a falta de incentivo na família; o nível de formação dos pais; a questão socioeconômico; famílias numerosas; famílias desestruturadas; metodologias inadequadas; salas superlotadas; professores desinteressados e alunos desmotivados.Contudo podemos observar que todos esses fatores acima citados é a realidade do cotidiano escolar. Foi então que procuramos observar e pesquisar também os alunos de terceiro ano do ensino fundamental da referida escola rever as metodologias utilizadas pelos professores adequando-as a realidade do aluno com elaboração de materiais diversificados utilizando bastante leitura, interpretação e criaçãode pequenos textos, objetivando a amenização dessa problemática realizando um estudo bibliográfico de vários autores que relatam as dificuldades de aprendizagem, leitura e escrita. Contribuindo assim para um melhor entendimento de que a educação precisa ser encarada com mais responsabilidade e respeito aos nossos educadores que no entanto tem que ser olhado e observado em todos os seus ângulos.Assim dessa forma o professor deve trabalhar na escola a leitura, escrita, a criação e interpretação de textos no sentido de formar cidadãos conscientes, críticos, participativos e acima de tudo responsáveis. Segundo Candu (1995):
A educação deve ser uma prática que provoca prazer, alegria e emoção. Acolher a vida e comprometer-se protegendo-a de ameaças, denunciandosuas violações, afirmando-a e multiplicando experiências de promoção de plenitude de vida, provoca felicidade e se torna paixão (p.17).


A LDB determina que todas as crianças a partir dos 06 anos de idade devem estar cursando o ensino fundamental. Segundo Moacir LDB (1998)
Art.32 O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, obrigatório e...
tracking img